sexta-feira, 31 de maio de 2019

Percy Jackson e a Maldição do Titã (Rick Riordan)

Percy começou finalmente a adaptar-se à sua nova vida rodeada de deuses e heróis, mas isso não quer dizer que lhe sobre tempo para descontrair. A sua mais recente missão tem como objectivo encontrar dois poderosos irmãos e trazê-los para o campo, onde estarão em segurança. Mas cedo as coisas começam a correr mal. Nico e Bianca di Angelo são efectivamente resgatados, mas, pelo caminho, Annabeth desaparece e é só graças à inesperada aparição de Artemis e das suas Caçadoras que a coisa não corre ainda pior. Agora, há uma nova missão a cumprir: travar os planos de Cronos, recuperar Annabeth, seguir os passos de Artemis e encontrar o monstro capaz de destruir os deuses... antes que seja demasiado tarde.
Parte do que torna estes livros tão viciantes, e a cada novo volume o impacto torna-se um pouco mais intenso, é a forma como o autor consegue conjugar o seu ritmo de acção constante com um desenvolvimento bastante eficaz das personagens e daquilo que as move - sem esquecer, claro, um surpreendentemente complexo mundo com base na mitologia grega, mas transposto para o contexto actual. Um dos primeiros resultados deste equilíbrio é a facilidade de entender o desconcerto das personagens (principalmente das novas, mas de Percy também) ante as sucessivas revelações que vão surgindo, além, claro, de tornar todo o enredo muito mais cativante. E isto é mais do que suficiente para manter acesa a curiosidade capítulo após capítulo e livro após livro.
Claro que, ao terceiro volume, os protagonistas já são bastante familiares, o que torna ainda mais fácil entrar no ritmo da história (não que alguma vez tenha sido difícil). Mas há também novas personagens a surgir, o que, além de tornar a história mais surpreendente, acrescenta novos desafios e dificuldades, novas dúvidas e novos elos de ligação. Thalia assumiu agora o seu lugar neste mundo, mas eis que entra Zoe. E Bianca. E Nico. Com eles, vêm novas possibilidades, uma nova missão e novas tensões e afectos a despontar. Afinal, parte da jornada destes heróis é também de auto-descoberta - o que, no caso destas personagens, significa também um grande crescimento.
É um cenário surpreendentemente vasto aquele em que esta história assenta. No entanto, há sempre movimento. Há sempre algo a acontecer. Quase não há, aliás, tempo para respirar. Os momentos de acção são constantes e pontuados por rasgos de emotividade e de um humor delicioso. O resultado é, pois, também aqui um estranho equilíbrio: o facto de haver sempre um passo seguinte à espera faz com que seja impossível parar de ler. Os momentos de dúvida, de perda ou de simples e divertida cumplicidade acrescentam um laço emocional mais profundo, tornando as personagens mais vivas e a história mais empolgante.
Viciante será, pois, uma palavra adequada para descrever este livro que, à semelhança dos anteriores, proporciona uma grande, divertida e muito marcante aventura. Com as suas personagens memoráveis, a sua história sempre surpreendente e a sua nova - e deliciosa - visão da mitologia, cativa desde os primeiros parágrafos e não deixa de surpreender até ao fim. Muito bom.

Autor: Rick Riordan
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário