domingo, 16 de junho de 2019

Entre Cães e Gatos (José Jorge Letria)

Quem convive com animais de estimação sabe o tipo de magia que eles podem trazer à vida das pessoas. E, tal como não há duas pessoas iguais, também cada cão ou gato tem os seus hábitos, carácter e comportamento únicos. Este livro é um registo pessoal, bem como uma declaração sentimental de amor aos animais que foram passando pela vida do autor. E, elogiando os vivos e realçando a memória dos que já partiram, é também uma lição de amor e perda. Quem disse que o amor é algo exclusivamente humano e que só pode ser sentido por humanos? Pois está redondamente enganado.
Para quem tem ou teve animais de estimação, ou para quem simplesmente gosta deles, este é um daqueles livros que nos falam directamente ao coração. É um registo pessoal, feito das memórias do autor, mas quem já partilhou espaço e emoções com um cão ou um gato (ou com vários!) reconhecer-se-á em muitos dos sentimentos que vêm à tona ao longo desta leitura. E, mais do que as histórias particulares, também elas muito bonitas, é esta sensação de proximidade que torna o livro tão memorável. Não são os nossos cães e gatos - mas podiam muito bem ser.
Não será, por isso, uma surpresa que seja uma leitura capaz de arrancar lágrimas e sorrisos. Ter um animal de estimação é saber que também a perda é inevitável e o afecto com que o autor escreve sobre os seus companheiros caninos e felinos tem tanto de comovente pela beleza das palavras como pela já referida proximidade. Quem passou por lá reconhece-se nas palavras. E, tendo ou não vivido pessoalmente esse tipo de perda, há algo de comovente e de inefável na forma como a ternura parece emanar até do mais ínfimo dos momentos.
São essencialmente histórias bastante breves, como que retratos traçados dos diferentes protagonistas deste livro. E, embora houvesse certamente mais peripécias para contar sobre estas belíssimas figuras, a sensação que fica é a de que cada texto, seja ele um memorial ou um simples elogio, capta a alma completa do seu protagonista. É fácil imaginá-los, a deambular pela casa, nos seus momentos de traquinice ou de serenidade, de amor, enfim. E é interessante também ver que, entre tantos cães e gatos, é possível reconhecer em cada texto aquilo que os individualiza. São muitos - mas são todos diferentes. São todos únicos.
Feitas de afectos, de dedicação e do tipo de companheirismo fiel que só um animal de estimação pode dar: assim são as histórias deste livro. Terno e comovente, um livro imperdível para quem gosta ou convive com animais de estimação e - porque não? - para aqueles que ainda não descobriram a magia de ter um companheiro (ou vários!) de quatro patas. Encantador.

Autor: José Jorge Letria
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário