quinta-feira, 20 de março de 2014

Dicionário de Insultos (Sérgio Luís de Carvalho)

Insultar - ou, pelo menos, insultar com classe - é uma arte. Mas, dos mais cultos aos mais brejeiros, há, na língua portuguesa, toda uma panóplia de insultos, epítetos e outros que tais, abrindo portas a toda uma possível diversidade na tal arte de insultar. O que este livro apresenta é um breve percurso por esses vocábulos e expressões, analisando, de forma sucinta, as suas origens e significados. E não haja dúvidas de que esta viagem de A a Z pelo mundo dos insultos nacionais tem muito de interessante a oferecer.
Uma das coisas mais cativantes neste livro - como noutros, aliás, do mesmo autor - é a forma como o conteúdo é apresentado, conjugando uma exposição clara e sintética das origens e usos de cada termo com um toque de humor que torna a leitura particularmente agradável. É possível ouvir, nas explicações, uma voz própria, com a perspectiva pessoal do autor - e o atrás referido sentido de humor - a colocar as coisas sobre um ponto de vista. Isto não só torna a leitura mais agradável - e divertida, diga-se - como facilita a assimilação dos elementos essenciais, já que há algumas observações que ficam na memória, associadas a alguns termos em particular.
Claro que, além da forma como é apresentado, é preciso considerar o conteúdo em si. E o conteúdo é deveras interessante. Nenhuma das explicações é longa, mas nenhuma deixa de fora seja o que for de essencial. Algumas são mais seguras, outras fazem parte de um conjunto de possibilidades. Mas, de tudo isto, há bastante a aprender, seja na origem de algumas expressões mais que familiares, seja numa ou noutra que caiu em desuso, mas que é interessante aprender. Além disso, o conjunto de contextos históricos, literários, religiosos ou outros que tais permite um novo olhar sobre o insulto e as suas origens.
O que acontece, pois, terminada esta leitura, é que se fica com um vocabulário enriquecido, e também com um estado de espírito mais leve. É que, divertido e interessante, este é um bom livro para enriquecer a cultura geral - ou, bem, a parte que se refere à origem específica de certos termos. Mas é também uma leitura agradável e descontraída, capaz de arrancar algumas gargalhadas, seja pelas histórias mais caricatas, seja simplesmente por um comentário mais oportuno. E é por tudo isto que vale a pena ler este livro surpreendente. Muito bom.

1 comentário:

  1. Falaram deste livro nas notícias ainda há um dia ou dois. Fiquei bastante curiosa e com vontade de o ler :)
    Beijinho

    ResponderEliminar