domingo, 30 de março de 2014

Laços de Vida (Debbie Macomber)

O grande objectivo da vida de Libby Morgan sempre foi o de se tornar sócia na grande empresa de advogados em que trabalha. Para esse fim, dedicou-se de corpo e alma ao trabalho, deixando para trás todas as distracções, incluindo a possibilidade familiar. Mas, quando julga que o grande marco está finalmente a concretizar-se, a notícia que recebe é uma surpresa: acaba de perder o emprego. Sem saber o que fazer consigo mesma, Libby acaba por descobrir que o convívio e as distracções que até então descurou podem bem melhorar a sua vida. A relação com as amigas melhora e uma entrada quase acidental numa retrosaria traz-lhe à memória um passatempo perdido e desperta-lhe uma faceta solidária. Desta resultam ainda novos conhecimentos. E, talvez, a possibilidade do amor. Mas, enquanto a sua vida muda, a procura de um emprego mantém-se. E a possibilidade de um regresso à antiga vida não está descartada - mesmo que, agora, Libby tenha muito mais a perder.
Um dos aspectos mais cativantes deste livro é que toda a história se define por um optimismo reconfortante, mesmo quando as personagens estão a atravessar um momento difícil. O percurso de Libby, definido tanto pelas dificuldades como pela sua superação, é um exemplo de mudança mas, principalmente, de uma capacidade inerente de encontrar forças mesmo quando as situações se tornam complicadas. Além disso, desta jornada de mudança, sobressai, além da mensagem positiva, um conjunto de momentos ternos e emotivos que, numa história que nunca deixa de ser envolvente, acabam, ainda assim, por lhe acrescentar algo de especial.
Um outro elemento que se destaca é, claro, a actualidade de todas as questões em torno da situação de Libby. A experiência do desemprego e a forma como, a princípio, Libby lida com ela, reflectem bem as dificuldades - não tanto do ponto de vista financeiro, mas mais emocional - que podem resultar dessas circunstâncias. Nesse aspecto, torna-se, às vezes, um pouco difícil acreditar em pleno numa visão tão optimista como a que, por vezes, surge ao longo do enredo. (Tudo se resolve por si.) Ainda assim, a ideia geral é cativante, o que abre caminho para que se crie empatia para com as personagens, alimentando a curiosidade em saber mais sobre o seu percurso, nos momentos bons e nos maus.
Nem todas as perguntas têm resposta, ficando, quanto a algumas das personagens secundárias, uma certa curiosidade insatisfeita (principalmente quanto a Sarah e Amy Jo). Ainda assim, no que  toca ao essencial, a verdade é que não falta nada. Libby encontra o seu caminho e o mesmo acontece com as restantes personagens mais relevantes, num final que, sem ser propriamente surpreendente, não deixa, apesar disso, de ser enternecedor. Como o são, também, de resto, vários outros momentos ao longo do enredo.
Cativante e emotivo, Laços de Vida pode não trazer a mais surpreendente das histórias. Mas o que traz é um percurso cativante para personagens empáticas, um mensagem muito positiva e um enredo cheio de momentos ternos. E isso é mais que o suficiente para que valha a pena conhecer esta história envolvente e reconfortante. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário