quinta-feira, 13 de março de 2014

Fernando Pessoa em Espanha

A presença de Fernando Pessoa e da sua obra no país vizinho, quer durante a vida do autor, quer postumamente, é, possivelmente, um tema pouco conhecido, pelo menos fora dos círculos académicos. Foi também assunto de uma exposição e de um colóquio, cujos conteúdos se reúnem agora neste catálogo, que conjuga as comunicações do colóquio com um conjunto de imagens dos itens da exposição. O conjunto é um livro relativamente breve, mas com muito de interessante para descobrir.
O que primeiro chama a atenção para este livro é, naturalmente, a sua associação com o evento que lhe serviu de base. Desta perspectiva, é possível, através deste catálogo, ficar a conhecer o essencial da exposição e do colóquio, mesmo para quem não os tenha acompanhado. Além disso, ao tratar uma faceta menos conhecida da temática pessoana, acrescenta, naturalmente, algo de novo, sendo de destacar as comunicações, sucintas, mas esclarecedoras, das quais sobressai a diversidade de perspectivas, quer na recepção à obra de Fernando Pessoa em Espanha, quer nas próprias relações do poeta com os criadores espanhóis do seu tempo.
Sendo centrado num aspecto específico de um tema que é, no seu todo, vastíssimo, é natural que seja necessário, para apreciar em pleno o desenvolvimento dos temas, algum conhecimento prévio no que diz respeito à obra e percursos de Fernando Pessoa. Ainda assim, duas questões surgem como centrais, neste livro. E, estando elas muito relacionadas com a dita presença em Espanha, toda ela percorrida de forma bastante clara neste livro, é possível ficar com uma ideia clara do essencial, em grande parte devido a um equilíbrio entre alguns artigos mais gerais e outros de cariz mais específico.
O que fica, então, deste livro, é a ideia de uma boa forma, sempre interessante e acessível quanto baste, de conhecer ainda uma outra faceta da vastidão de temas e sub-temas subjacentes à obra e à história de Fernando Pessoa. Muito interessante, pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário