quinta-feira, 6 de março de 2014

Wolves (Simon Ings)

Quando eram jovens, Michel imaginava o futuro depois do fim dos tempos, e Conrad seguia-lhe as teorias e os preparativos para a luta pela sobrevivência. A passagem dos anos mudou as suas vidas, mas as histórias de possíveis apocalipses permaneceram presentes para ambos. Agora, Michel escreve-as como forma de vida, enquanto Conrad, a trabalhar no meio da Realidade Aumentada, as torna reais ante os olhos dos seus clientes. Mas, no reencontro que ocorre passados tantos anos, o que deve acontecer e o que será da sua relação é, inevitavelmente, um mistério. Juntos no seu trabalho, é possível que tenham uma fortuna há espera. Mas há, no passado, segredos por revelar…
Importa dizer, antes de mais, sobre este livro, que não é uma leitura fácil. Alternando entre o presente e o passado dos protagonistas, torna-se, por vezes, um pouco confuso, pelo que requer atenção constante para assimilar todos os pormenores. Além disso, o cenário em que a história decorre pode ser, a espaços, bastante estranho, com a sua mistura de normal e de surreal. Reconhecer o real e assimilar os vários conceitos subjacentes requer uma boa medida de concentração.
Dito isto, a história é muito interessante. Não uma leitura compulsiva, principalmente porque tudo é estranho, a início, mas uma história que se torna mais cativante e interessante à medida que as personagens se começam a revelar, bem como o que escondem e o que desejam. A narração do passado dá às suas personalidades uma nova perspectiva, enquanto que a relação entre eles, e com os que os rodeiam, levanta novas questões sobre quem são e o que fizeram. E, quanto ao mundo em que vivem, feito de uma realidade crua e da tecnologia para lhe fugir, levanta uma série de questões relevantes, principalmente acerca de expectativas e realidades.
E, depois, há a escrita, aparentemente sem grandes complexidades, mas surpreendendo, por vezes, com algumas frases ou a construção de um episódio de maior impacto, quer a nível emocional, quer simplesmente inesperado. Há, na verdade, algumas frases brilhantes ao longo do livro, o que torna o fluir da narrativa bastante mais impressionante.
A soma de tudo isto é um livro interessante, com uma boa história e uma cativante fusão entre o estranho e o intrigante. Envolvente e surpreendente, uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário