terça-feira, 8 de junho de 2021

Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor

Dos primórdios à modernidade, da antiga tradição às novas liberdades do presente, da incessante luta por uma liberdade que parece sempre, na melhor das hipóteses, parcial e por uma vida que ora é pessoal, ora é a de um continente inteiro. De tudo isto, em inúmeras vozes, é feita esta longa e vasta antologia. Um livro extenso e tão variado em vozes como em estilos e temas, onde há, por isso, uma imensidão de poesia a descobrir.
Existem essencialmente duas características nesta antologia que sobressaem logo ao primeiro contacto e que são confirmadas ao longo de toda a leitura: é completa e é diversa. Completa, porque abrange toda a história da poesia angolana: tradição oral, precursores e contemporaneidade. Diversa, porque em todo este longo caminho, não falta diversidade de vozes, de estilos, de estruturas e, claro, de perspetivas. Claro que há temas que dominam - a liberdade, a luta, o sacrifício, a relação com a terra, os grandes heróis - mas parece haver espaço para todo o tipo de registos, desde os que assumem a voz de um país inteiro aos que exploram os labirintos pessoais do coração, dos que dão ritmo à tradição e à memória aos que contemplam com nostalgia o que foi e não voltará a ser.
Alguns nomes são sobejamente conhecidos. Outros não o serão tanto. Alguns, conhecidos de outras formas literárias, têm na poesia um registo totalmente diferente, o que suscita uma cativante mistura de reencontro e de revelação. E, ao longo de todo o livro, há todo o tipo de impressões emotivas: o que marca, o que comove, o que apela à dança (ou parece dançar na página). Claro que há sempre poemas mais marcantes e outros que não suscitam o mesmo impacto. Mas entra aqui outras das vantagens de tão grande diversidade: cada leitor tem as suas preferências. E cada leitor encontrará aqui algo à sua medida.
Longo, abrangente e muito interessante. Completo, complexo e cheio de vozes marcantes. Vasto na diversidade das vozes e nos impactos que causa. E, por tudo isto, memorável à sua maneira singular. Assim é esta antologia que abrange uma história inteira. E que é nitidamente um livro a que valerá a pena regressar.

Sem comentários:

Enviar um comentário