terça-feira, 22 de junho de 2021

Outra História, Outras Estórias (Adérito Tavares)

Todos conhecemos aquela expressão que diz que quem não conhece a história está condenado a repeti-la. E basta olhar para o nosso mundo de hoje para ver sombras dessas possíveis repetições. Mas conhecer a história? Nomes, datas, batalhas, locais... é chato, não é? Bem... não, não é. Muito pelo contrário. E, quando a história nos é contada com a voz certa, pode muito bem tornar-se fascinante. É o que acontece com este livro que, através de um conjunto de crónicas relativamente breves, se debruça sobre múltiplos aspetos da história, alguns tão conhecidos que deram origem a expressões populares, outros vistos de uma perspetiva mais restrita, mas que surpreende precisamente por ser menos conhecida.
Sendo certo que o mais importante é sempre o conteúdo, e sobretudo num livro destes, o primeiro aspeto a destacar é, ainda assim, estrutural, pois, dividido por temas, trata-se de um livro que é fácil consultar em busca de um aspeto específico. Não quer isto dizer que, à primeira leitura, não valha a pena lê-lo do início ao fim. Vale muito. Mas é essa mesma leitura que garante que este é um livro a que regressar mais vezes.
Outro aspeto a sobressair, e que torna importante esta divisão por temas, é precisamente a diversidade de questões. Temos uma secção dedicada às palavras (e a desmistificar algumas ideias sobre a história por trás de certas expressões), outra aos momentos mais cruéis da história, outra ainda à importância das viagens... Enfim, diferentes tipos de histórias. E é esta grande diversidade que faz com que, mesmo que uma crónica específica se afigure menos marcante (porque, afinal, todos temos temas que consideramos mais apelativos), haverá sempre outras para nos fascinar ao longo da leitura. E até com as que marcam menos podemos aprender muita coisa.
Finalmente, importa olhar para o registo das ditas crónicas, informativo, mas sem se tornar maçador, cativante na sua relativa concisão e com laivos de leveza verdadeiramente deliciosos. Aliás, a quem acha que a história é uma coisa muito chata e muito séria, recomendo especificamente o epílogo que, além de lembrar tempos mais inocentes, é deliciosamente divertido.
Tudo somado, fica a impressão de uma leitura cativante, cheia de informação interessante e que, além de educativa, facilmente arranca sorrisos e até gargalhadas. Leve, interessante e muito agradável de ser ler, um belo livro para conhecer a história... a partir das suas estórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário