sábado, 26 de junho de 2021

Sem Rei Nem Roque (João Palma e Rodrigo de Matos)

Acontece aos melhores. Às vezes, metemo-nos uma trapalhada que nos faz andar sem rei nem roque. Ou então aparece uma chatice qualquer que nos custa os olhos da cara. E até podemos já ter respondido a uma proposta: nem que a vaca tussa! São expressões tão conhecidas e tão comuns que, às vezes, até já nos saem sem pensar. Mas sabemos de onde vieram? E que algumas delas até têm uma origem bastante mais sombria do que a leveza com que hoje as utilizamos? Pois bem, este livro é bom um ponto de partida para passarmos a saber.
Simultaneamente divertido e educativo, este livro tem na concisão uma das suas principais qualidades. Cada texto ocupa apenas uma página e dedica-se a explicar de forma mais sucinta e esclarecedora possível as origens - ou possíveis explicações, porque nem todas são claras - das várias expressões populares. Algumas são sobejamente conhecidas, outras nem tanto. Outras ainda aplicam-se a contextos específicos como o mundo futebolísticos. Mas todas têm as suas singularidades e a leveza e o humor com que são abordadas faz com que o conhecimento seja absurdamente fácil de assimilar.
Claro que nem todas têm explicações absolutas, o que significa que, nalguns casos, fica uma certa curiosidade insatisfeita. Mas há sempre teorias, e as teorias são sempre interessantes, o que significa que não faltam possibilidades. Ah, e claro, as expressões podem ser populares, mas não significa que todas elas sejam de uso assim tão comum, o que quer dizer que há espaço também para algumas descobertas surpreendentes ao longo desta breve leitura.
Há, naturalmente, um último ponto que importa destacar: as ilustrações. Além de tornarem o livro visualmente apelativo, conseguem enfatizar ainda mais as já referidas leveza e humor. Porquê? Porque cada expressão vem acompanhada por uma imagem que reflete, até certo ponto, o possível significado... mas com uns quantos laivos de inesperado. Casos como os da expressão "bater na madeira" são particularmente certeiros na abordagem. Ou o tão evidente "sem rei nem roque", pois basta olhar para a capa para entender que as ilustrações serão tudo menos representações literais.
Breve e divertido, trata-se, pois, de um livro que é simultaneamente leve e esclarecedor, que ensina e entretém. E uma coisa é certa: depois de terminada a leitura, estas tão conhecidas expressões vão ganhar novo sentido. Não necessariamente por serem novas, mas porque conhecer-lhes a origem dá-lhes uma nova perspetiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário