segunda-feira, 15 de outubro de 2012

100 Coisas para Fazer Depois de Morrer (Viton Araújo)

Já ouviram dizer que a morte é apenas o início? Pois, parece que é mesmo. E, aparentemente, o além não é tão desprovido de possibilidades de entretenimento como seria de esperar. Por isso, e como a eternidade é coisa para demorar o seu tempo, este livro apresenta cem interessantes dicas de como tirar o máximo proveito da vida depois da morte, desde os primeiros passos em direcção à luz ao fundo do túnel até aos momentos prévios à reencarnação. Independentemente de a que parte do outro mundo a alma tiver sido destinada.
Basta considerar a premissa deste livro para ficar com uma ideia muito clara do que esperar: entretenimento puro e pura diversão. Com textos simples, mas muito divertidos, cada um deles com uma ilustração perfeita para o contexto, cada uma das sugestões de ocupação post-mortem é uma pequena delícia. E nada se perde pela brevidade das explicações. Muito pelo contrário. A explicação sucinta para cada uma das ideias, aliada ao tom divertido (e com um toque de ironia, nalguns casos) com que esta é dada, adequa-se na perfeição ao formato de guia que pretende representar. 
Apesar das explicações curtas, que formam, na totalidade, um livro relativamente pequeno, há, ainda assim, muito a descobrir nesta curiosa abordagem à vida no além. Nenhuma alma é esquecida, esteja destinada ao Paraíso ou a domínios mais quentes. Além disso, a forma como o outro mundo é apresentado, em fragmentos sempre breves, não significa que o cenário seja vago. Não. Na verdade, há toda uma série de conceitos interessantes a descobrir neste livro, desde o funcionamento da função pública no além ao funcionamento do sistema de reencarnação e às formas de pagamento dos serviços disponíveis. Um cenário que tem, afinal, muitas semelhanças com a vida deste lado, o que torna algumas observações particularmente certeiras.
Importa ainda realçar, mais uma vez, as ilustrações de Gustavo Nardini e a forma como, adequando-se na perfeição ao texto que representam, contribuem em muito, quer para a diversão que o livro proporciona, quer para o tornar visualmente cativante. Porque, para além de muito interessantes no seu ponto de vista do outro mundo, estas 100 Coisas para Fazer Depois de Morrer vêm também apresentadas com um aspecto apelativo, o que contribui também para, desde a primeira página, despertar a curiosidade.
Nem longo, nem complexo, mas muito, muito divertido, este é, essencialmente, um livro para entreter e descontrair. E fá-lo da melhor das maneiras, abordando com leveza e muito humor um tema que é sombrio por natureza. Simples, mas muito viciante, um livro que vale muito a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário