terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sedução Intensa (Lisa Kleypas)

Desde o momento em que Lord Westcliff e Lillian Bowman se conheceram que descobriram que era impossível serem mais diferentes - e gostarem menos um do outro. Mas quando Lillian chega para passar uma temporada na propriedade de Westcliff, a mútua aversão transforma-se em algo de diferente. Lillian traz consigo um perfume a que, supostamente, um ingrediente secreto confere a capacidade de atrair qualquer pretendente. E o facto é que, assim que se vê a sós com Lillian, Westcliff sente-se tomado pelo desejo. Mas as diferenças que os separam são muitas e as semelhanças não contribuem menos para que os seus temperamentos entrem em colisão. Forte e determinada, Lillian não está disposta a acatar ordens, e muito menos dele. Westcliff, teimoso e dominador, quer que a sua vontade prevaleça, custe o que custar. Mas o desejo fala mais alto e quando se começa a transformar em algo mais, é possível que nem todas as suas diferenças - de posição ou de personalidade - sejam suficientes para os separar.
Tendo em conta que as divergências entre os protagonistas deste livro eram já bastante claras no primeiro volume da série, não é propriamente uma surpresa que os seus atritos e conflitos tenham um papel fundamental na evolução do enredo. Ambos com personalidades fortes e com muita força de vontade, tanto Westcliff como Lillian surgem como personalidades cativantes, que tanto chocam como se completam, o que em muito contribui para dar interesse à sua história. Têm, de facto, muitas diferenças, com Lillian a destacar-se pela impulsividade e Westcliff pela natureza reservada e aparentemente fria, mas são as características que os separam - e que servem de base a alguns dos momentos mais atribulados do enredo - que tornam tão cativante a revelação gradual de que têm mais em comum do que julgam.
Naturalmente que é o romance o ponto central da história e, neste aspecto, não é difícil imaginar como terminará a história. Ainda assim, a autora desenvolve o enredo de forma sempre intrigante, com a atribulada relação de ambos a crescer de forma gradual e a servir de base a uma série de momentos divertidos, tensos ou enternecedores, sem esquecer, é claro, a inevitável medida de sensualidade. 
Há, pois, muito de cativante na componente romântica do enredo. Mas há mais para  lá do romance e é, aliás, nestes momentos, que tomam forma algumas das circunstâncias mais marcantes. Sobressai, desde logo, o passado de Westcliff e a forma como a sombra da família o moldou na personalidade presente, interferindo em todas as suas vontades e escolhas, mesmo depois de chegado à vida adulta. Este é, aliás, um dos factores que contribui para um final que, não sendo surpreendente na conclusão, é-o na forma como atinge esse ponto, com uma fase final de grande intensidade. 
Importa referir, além disso, a forma como a autora complementa a história dos protagonistas com a presença discreta das figuras que lhes são mais próximas. Tanto Lillian como Westcliff têm um núcleo próprio de amigos e todos eles têm em si algo de cativante, sendo de destacar o casal Hunt, já conhecido de Desejo Subtil e do qual é bom saber mais para lá da sua história, e o estranho caso de St. Vincent, que, com o seu papel neste livro e a forma como a sua história se conclui, deixa muita curiosidade relativamente ao que se seguirá, já que ficam em aberto muitas dúvidas quanto à sua possível mudança.
Protagonistas carismáticos e uma história leve e envolvente, com muito de romance e de sensualidade, mas também com as medidas certas de humor, tensão e emoção, fazem de Sedução Intensa uma leitura viciante, descontraída e, nalguns momentos, surpreendente. Recomendo.

1 comentário:

  1. Adorei... primeiro livro de epoca que realmente gostei... e queria mais... :)

    ResponderEliminar