sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Juramento de Dragão (P.C. Cast e Kristin Cast)

Longos anos antes de ser o Mestre de Esgrima da Casa da Noite de Tulsa, Bryan Dragão Lankford viveu a história que moldaria a sua natureza. Quando foi Marcado, Bryan era o filho de um conde que, farto da sua tendência para arranjar sarilhos, o decidira deserdar e banir para a América. Mas seria em plena humilhação que surgiria a mudança na sua vida. Ser Marcado abre-lhe as portas de um novo mundo e é nesse novo mundo que virá a conhecer a melhor parte de si. Pois os seus caminhos cruzam-se com os da jovem professora Anastasia e será ela a mostrar-lhe o caminho para moldar a sua impetuosidade e a perícia de guerreiro de que dispõe com a capacidade de escolher a generosidade e a clemência. Mas também ali há perigos na Escuridão... e Bryan e Anastasia vão ao seu encontro...
Com uma história curta e relativamente simples, este livro atrai principalmente por ser um complemento à série principal, apresentando respostas para algumas questões aí deixadas em aberto. É, aliás, neste aspecto que está o mais interessante desta história, já que o passado do Dragão e de Anastasia permite compreender melhor as suas acções futuras (e importa realçar que nos últimos volumes publicados da série o Dragão tem um papel muito importante a desempenhar). Isto basta, portanto, para despertar a curiosidade de quem acompanha a série e para tornar cativante esta breve leitura.
Mas há outros aspectos interessantes. A forma como a autora desenvolve as personalidades dos protagonistas enquanto jovens permite uma melhor ideia da sua evolução e a história vivida por ambos decorre com as medidas certas de leveza e emoção. Além disso, a forma como Bryan e Anastasia se conhecem mutuamente, mudando, principalmente da parte dela, as ideias que a reputação dele formara, permitem também vários momentos divertidos, o que contribui para que a leitura se mantenha agradável.
Sendo uma história tão curta, é natural que o enredo se centre num conjunto de momentos de maior impacto, quer para os protagonistas, quer para a forma como as suas escolhas ditarão o futuro. Neste aspecto, fica a sensação de que a história poderia ter sido, talvez, mais desenvolvida, revelando mais das histórias individuais de Bryan e Anastasia e do caminho que os levou ao ponto onde se encontraram. Não fica nada de essencial por dizer, mas explorar um pouco mais o crescimento dos protagonistas poderia criar deles uma visão mais completa.
Breve e sem grandes elaborações, mas envolvente e com alguns momentos marcantes, Juramento de Dragão cativa principalmente pela forma como dá resposta a algumas perguntas dos livros da série Casa da Noite, mas também pela história simples e enternecedora de um romance com tanto de inocência como de força. Um bom complemento à série e uma leitura cativante. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário