segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novidade Caminho


“Pertenço a uma enorme família, cheia de curiosas ramificações. Cresci num ambiente singular. Transporto comigo histórias engraçadas que merecem um registo. Tenho uma dívida de gratidão para com todos os que por vontade expressa ou por acaso converteram a minha infância e juventude no tesouro que ninguém me pode roubar. Quando senti necessidade de deixar um testemunho aos filhos e aos netos, fiz apelo à memória retrospectiva apoiada nas agendas onde anoto o meu dia a dia desde criança e procurei parentes que não via há muito a fim de preencher lacunas e pedir fotografias. Esses encontros, bem agradáveis, proporcionaram-me descobertas que ampliaram o projecto e obrigaram à leitura de papelada coberta de pó no fundo das gavetas. Tirei dúvidas, aprofundei as relações com o passado, escolhi o que me pareceu mais significativo e esclarecedor. “ -- Ana Maria Magalhães

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa em 1946 numa família daquilo a que hoje chamaríamos classe média alta. Fez os estudos secundários num colégio de freiras e licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Foi até há poucos anos professora de Português e História no Ciclo Preparatório. Tornou-se conhecida em todo o país pela sua actividade literária destinada aos leitores mais jovens. Em parceria com Isabel Alçada publicou muitas dezenas de livros destinados a este público. Dessa vasta produção destaca-se, pelo número de títulos publicados e pelas tiragens alcançadas (cerca de oito milhões de exemplares) a colecção Uma Aventura, que começou a publicar-se em 1982 e teve um considerável impacto na literatura portuguesa para jovens. O presente livro é o relato da sua infância e juventude até aos 20 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário