quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Atenas Antiga por Cinco Dracmas por Dia (Philip Matyszak)

Cidade de deuses e heróis, berço da democracia, base de toda uma civilização, Atenas, nos seus dias dourados, terá sido inigualável. Mas como seria aos olhos de um visitante, nesse tempo? É a essa pergunta que este livro, qual guia  turístico para uma viagem no tempo, pretende responder. 
Começando por algo de tão simples como as orientações de como chegar à cidade e expandindo-se depois para assuntos tão diversos como os  principais pontos de interesse, as grandes figuras da cidade e as leis e regras da convivência, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela premissa. A ideia de um guia turístico para o passado basta para despertar a curiosidade e a forma como é explorada, percorrendo as bases daquele tempo, mas sem perder de vista a ocasional referência à actualidade, torna a leitura agradável e envolvente. Além disso, há ao longo de todo o livro um toque de humor que, subtil quanto baste, mas facilmente perceptível, confere a este guia uma muito agradável leveza.
Também a organização em diferentes capítulos permite diferenciar os vários aspectos relevantes sobre a vida na Grécia antiga, facilitando a compreensão ao mesmo tempo que cria pontes entre os diversos aspectos. A organização da cidade, em particular, bem como as regras do sistema, tornam-se mais claras pela forma acessível como são apresentadas, em conjugação com os locais que vão sendo referidos ao longo do texto.
É certo que mais haveria a dizer sobre a cidade. Particularmente no que diz respeito aos deuses, tantas vezes referidos ao longo do livro, a impressão que fica é a de que apenas uma parte do todo é completamente explorada. Ainda assim, e tendo em conta a premissa do livro, não parece que uma exploração aprofundada desse tema seja o objectivo. E a verdade é que a informação essencial está lá.
Trata-se, portanto, de um livro que, na forma de um guia turístico diferente, permite conhecer um pouco mais da história de Atenas, imaginar um pouco melhor como seria a vida dos seus habitantes e aprender um pouco mais sobre o lugar e as suas gentes. Muito interessante. 

Título: Atenas Antiga por Cinco Dracmas por Dia
Autor: Philip Matyszak
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário