terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Um Desejo por uma Estrela (Trisha Ashley)

Na sua vida, Cally tem uma única preocupação: garantir que a filha tem o tratamento de que precisa para ter uma vida normal. Mas os médicos não lhe dão grandes esperanças e a única alternativa que lhe resta é uma operação experimental - e altamente dispendiosa - nos Estados Unidos. Ainda assim, Cally não está disposta a baixar os braços e, com a ajuda dos amigos, dedica-se de alma e coração a angariar os fundos de que precisa. Vende também o apartamento e Londres e muda-se para a casa da mãe, sem saber que será aí a encontrar a capacidade de mobilização necessária para conseguir o dinheiro que lhe falta e o apoio de um amigo que, com tanto em comum com ela, pode muito bem vir a tornar-se em algo mais.
Sendo esta uma história que se divide entre uma amizade que se torna romance e a luta pela salvação de uma criança, sabe-se à partida que a conclusão não vai ser muito surpreendente. Mas a verdade é que também não é preciso que o seja e, se é certo que partes do enredo são bastante previsíveis, também é verdade que os momentos emotivos e divertidos, bem como a leveza da escrita e a mensagem global de esperança e de união compensam amplamente essa previsibilidade. Aliás, o final pode ser o esperado - mas não deixa por isso de ser o mais adequado.
Na verdade, grande parte do encanto desta história vem mesmo da caracterização das personagens, ainda que a história seja também, nos seus melhores momentos, muitíssimo enternecedora. Jago e Cally, tão parecidos nos gostos e tão complementares em personalidade, criam uma relação que parece ter tudo para correr bem. Mas, mais que isso, uma relação que cresce gradualmente e que assenta na amizade que os une, tornando-se assim mais sólida e credível. Mas há mais personagens cativantes, a começar, desde logo, por Stella, mas também por outras personagens mais discretas, como a ligeiramente extravagante Queenie Honey. 
Porque quase todas as personagens têm algo de cativante, e porque todas convergem para a situação de Stella, há nesta história um elemento que não encaixa. Ou melhor, dois. Os ex-noivos de Jago e Cally, que parecem acrescentar ao enredo um elemento de tensão, acabam por nunca encaixar inteiramente na situação, desaparecendo da mesma forma brusca como apareceram, e sem que a sua história fique inteiramente esclarecida. Ainda assim, e apesar do papel que desempenham na vida dos protagonistas, Aimee e Adam são, na verdade, personagens bastante secundárias, pelo que o seu desaparecimento abrupto acaba por fazer um certo sentido.
Importa ainda referir o interessante equilíbrio entre o lado emotivo e o lado divertido da história. Há vários momentos de ternura, e também vários episódios mais ou menos caricatos. E, juntos, conferem uma agradável leveza a um enredo que, não sendo propriamente surpreendente, consegue, ainda assim, ser muito cativante.
E assim se resume, no fundo, esta leitura: uma história em que o final é bastante fácil de adivinhar, mas em que a viagem é mais importante que o destino. Cativante, divertido e comovente, um bom livro para esta época do ano.

Autora: Trisha Ashley
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário