quinta-feira, 16 de junho de 2016

Caos - O Manual de Acidentes e Erros (Keri Smith)

Aspirar à perfeição - à organização perfeita, às melhores e mais belas das ideias, tudo sem sair da linha, sem armar confusão, sem sujar, sem estragar. É esse o objectivo, não é? Mas e se não for? Nem sempre a criatividade exige perfeição - muito pelo contrário. E essa a ideia na base deste livro: usar um pouco de tudo, dos materiais mais artísticos à pura e simples sujidade e, a partir deles, criar. Sem regras, sem preocupações de beleza e harmonia. Criar, simplesmente.
Em tudo semelhante ao anterior Destrói Este Diário, este é um livro mais centrado no fazer do que propriamente na leitura. Aliás, excluindo as primeiras páginas da introdução, tudo o resto é um conjunto de desafios mais ou menos improváveis, mas todos eles bastante criativos, de incentivo à experimentação. Porque é esse o conceito que a autora apresenta para os seus "acidentes e erros": experiências. Improvisações. Criatividade, em suma.
E, porque é criatividade a palavra de ordem, também o livro é, em tudo, diferente. Os exercícios são peculiares, claro, e a ideia de sujar as páginas de um livro, por exemplo, pode ser difícil de ponderar - principalmente para um bibliófilo. Mas há dois aspectos interessantes a contrapor a esta ideia. Primeiro: quase todos os exercícios podem facilmente ser feitos numa folha em branco (e não necessariamente nas páginas do livro). E segundo: o aspecto visual de livro, quase próximo ao de um diário ou caderno de notas, é também um apelo à criatividade. É como se a própria configuração do livro convidasse a seguir os seus desafios.
Sim, é um apelo ao caos, de certa forma. Mas a um caos inofensivo e que estimula novas ideias. E é precisamente isso que fica na memória, ao realizar - ou simplesmente considerar - este conjunto de exercícios: a ideia de que uma certa medida de caos criativo pode também ser algo de muito bom. E é essa mensagem simples, associada a um livro diferente e criativo, que torna tudo isto tão interessante.

Título: Caos - O Manual de Acidentes e Erros
Autora: Keri Smith
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário