quarta-feira, 8 de junho de 2016

Génesis - Um Novo Começo (Tom Fox)

Gabriella Fierro sabe que o chefe não gosta dela e, por isso, está habituada a ficar com os casos mais insignificantes. Como parece ser o que acaba de receber. Pequenos desvios nas contas de uma paróquia motivaram uma queixa por parte de alguns paroquianos e cabe a Gabriella investigar. O que não está à espera é de encontrar uma pista para algo bem mais perigoso - e um velho conhecido a seguir essa mesma pista. Há algo de tenebroso a ser preparado no seio da Igreja. E os mentores dessa conspiração não estão dispostos a permitir pontas soltas...
Uma das coisas mais interessantes deste livro é que, apesar de ser bastante curto e de poder funcionar como prequela para Dominus, o romance que se segue, há nesta breve leitura uma história com princípio, meio e fim. Há pontas soltas, sim, e ideias que funcionam como ponto de partida para a história que está para vir. Mas há um caso e a resolução desse caso e, por isso, e apesar da muita curiosidade que cria para o que virá depois, não fica nenhuma impressão de curiosidade insatisfeita. É uma história completa. Com ligações claras a futuras aventuras, mas completa, ainda assim.
Também interessante é a forma como o autor percorre várias perspectivas sem nunca perder de vista o cerne da história. Gabriella, Alexander e até alguns dos principais construtores da intriga na base desta história são-nos apresentados de uma forma que mostra tanto as suas acções como a forma como pensam. E, ao saltar entre pontos de vista, e até na linha temporal do enredo, a aura de mistério da narrativa torna-se mais intensa. Com a contrapartida de algumas repetições, é verdade, mas, ainda assim, a um ritmo sempre cativante.
Haveria mais a dizer? Certamente. Sobre os acontecimentos, sobre as personagens e, principalmente, sobre as motivações na base de tudo. Mas, sendo este o ponto de partida para outras histórias envolvendo os mesmos protagonistas, é apenas natural que fiquem perguntas em aberto. Perguntas essas que têm, aliás, a vantagem de criar (boas) expectativas para o livro seguinte.
A impressão que fica é, por isso, a de um interessante ponto de partida para o que promete ser uma aventura mais vasta. Intenso, intrigante e forte tanto no enredo como nas personagens, uma estreia muito promissora. 

Título: Génesis - Um Novo Começo
Autor: Tom Fox
Origem: Oferta da editora

Sem comentários:

Enviar um comentário