quarta-feira, 29 de junho de 2016

Sem Igual (Alyson Noël)

Em Hollywood, todos - ou quase - aspiram à fama. E há uma oportunidade à espera daqueles que se atreverem a aceitar o desafio. Ira Redman está a organizar um concurso para promover os seus clubes nocturnos e, além de um muito apelativo prémio monetário, está em jogo a possibilidade de conhecer as pessoas certas e fazer os contactos necessários para dar o primeiro passo rumo à fama. Mas a concorrência é feroz e cada concorrente é movido por diferentes razões. Layla procura informação privilegiada. Aster procura os contactos que lhe permitam lançar-se como actriz. Tommy procura um caminho para o mundo da música e uma forma de enfrentar o pai que nunca o reconheceu. O único ponto que têm em comum é a necessidade de vencer. Mas, para o fazerem, precisam de entrar no caminho dos verdadeiros famosos. E as consequências serão imprevisíveis.
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste livro, principalmente se já se tiver lido (como eu) parte da série Os Imortais, da mesma autora, é a óbvia diferença de registo. As personagens continuam a ser jovens e as suas aspirações continuam a estar na base do enredo, mas, talvez pelo próprio cenário em que se movem, o ambiente é notoriamente mais adulto. Nas relações, nas intrigas e na forma como competem entre si, mas principalmente na forma como lidam com os benefícios e tribulações da fama, há um conjunto de atitudes e de comportamentos a deixar uma clara impressão de maior maturidade.
Também muito interessante é que a história é muito mais vasta do que um simples romance entre personagens ou sequer do que a história das ruas rivalidades. Cada um dos protagonistas tem uma história pessoal bastante completa, uma personalidade bem definida e ligações e acontecimentos que tornam muitíssimo cativante o acompanhamento do seu percurso. Claro que é mais fácil sentir empatia com alguns deles. Mas o mais surpreendente neste aspecto é que, à medida que as sucessivas reviravoltas do enredo alteram o panorama geral, o comportamento das personagens adapta-se às circunstâncias que estão a viver, revelando uma faceta até então desconhecida - e, assim, despertando emoções diferentes.
Também a forma como a história é construída contribui em muito para manter o interesse na leitura. Percorrendo vários pontos de vista, o que permite entrar na cabeça das personagens, a autora revela ao leitor as diferentes motivações dos seus protagonistas, ao mesmo tempo que realça o impacto que cada acontecimento tem em cada um deles. E, quando o mistério se adensa e há uma grande pergunta a que responder, tudo aquilo que foi dito, insinuado ou simplesmente deixado por dizer ganha uma nova dimensão, levantando novas questões. Questões que ficam em aberto, é verdade, ou não fosse este o primeiro volume de uma série. Mas que deixam muita vontade de saber o que acontece a seguir.
Com personagens fortes e um enredo promissor, a soma de tudo isto é um livro que cativa desde a primeira página e cria grandes expectativas para a parte da história que falta contar. Intrigante, equilibrado e muito surpreendente, um início de série muitíssimo interessante. E que recomendo.

Título: Sem Igual 
Autora: Alyson Noël
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário