quarta-feira, 22 de junho de 2016

Masha e o Urso - Como Tudo Começou (O. Kuzovkov)

Masha é uma menina endiabrada. Tanto que os animais da quinta não têm propriamente vontade de brincar com ela. Mas uma borboleta que lhe surge acidentalmente no caminho está prestes a levá-la ao encontro de um novo amigo: o Urso. Ele está habituado a uma vida calma e sem problemas. Mas Masha quer um companheiro de brincadeiras e já decidiu que vai ser o Urso. Quer ele queira, quer não.
Uma das coisas mais interessantes de se ler livros infantis quando já se passou da idade do seu público alvo é a possibilidade de encontrar numa história simples uma porta de regresso para tempos mais inocentes. E, por isso, é sempre cativante passar um bocado a ler uma história em que animais e crianças interagem, em que grande parte das intenções são boas e há sempre um final feliz ao virar da esquina. 
Este livro não é excepção. Curto e simples, como seria de esperar neste género de livro, leva-nos numa viagem às origens de uma amizade. E fá-lo de uma forma divertida e ternurenta, realçando, por um lado, os aspectos mais engraçados da história (Masha a saltar na cama do Urso, a fazer lembrar um pouco a história da Caracolinhos Dourados, por exemplo), mas também uma mensagem de amizade apesar das (bastante óbvias) diferenças.
É também um livro bonito, o que se torna particularmente relevante por ser um livro infantil. As ilustrações são bonitas, bem como o fundo do texto, o que torna o livro visualmente apelativo. Além disso, texto e imagem complementam-se na perfeição, o que contribui também para tornar a história mais cativante.
Sim, é uma história para crianças. E sim, provavelmente será especialmente cativante para o público a que se destina. Mas a verdade é que, mesmo para quem - como eu - já passou dessa idade há uns bons anos, há algo de estranhamente agradável em regressar a estas histórias leves e cheias de ternura. E, às vezes, isso é mais do que suficiente para fazer com que a leitura valha a pena.

Título: Masha e o Urso - Como Tudo Começou
Autor: O. Kuzovkov
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário