segunda-feira, 27 de junho de 2016

Desejo e Preconceito (Nicole Jordan)

Maura Collyer tem um problema difícil para resolver. Para financiar o dote das filhas, a madrasta vendeu o seu garanhão preferido ao visconde Deering, um homem sem escrúpulos e disposto a tudo para conseguir o que quer.  Mas, apesar de se sentir completamente só, Maura tem aliados com que nem sequer sonha. Disposta a pôr em prática uma teoria muito sua, Katharine Wilde, a sua amiga mais chegada, quer, a todo o custo, convencer o irmão, marquês de Beaufort, a ajudar Maura, principalmente por acreditar que eles foram feitos um para o outro. E se, no princípio, Ashton aceita o desafio principalmente por nobreza de carácter e inesperada atracção carnal, não tarda a que as medidas drásticas que precisam de tomar para enfrentar Deering tornem Maura e Ashton insuportavelmente próximos...
Um dos aspectos mais interessantes neste livro - como, aliás, em vários outros do género - é a forma como a autora entrelaça uma história centrada essencialmente no romance entre os protagonistas com uma faceta familiar e também com um elemento de perigo. Normalmente, um destes dois elementos tende a estar presente, acrescentando complexidade e intriga ao enredo. Neste caso em particular, temos os dois. Ora, isto é particularmente cativante por dois motivos. Primeiro, porque a aura de mistério e de intriga acrescenta tensão a um enredo em que se sabe, à partida, que os protagonistas estão encaminhados para um final feliz. E segundo, porque os relatos da vida familiar dos protagonistas revelam outras facetas das suas personalidades, tornando-os mais completos do que se a história se limitasse ao romance.
Há, portanto, dois pontos fortes a destacar: este equilíbrio entre a parte romântica do enredo e as outras facetas que o constituem e a construção das personagens. Ash e Maura são dois protagonistas carismáticos, com um laivo de diferença que os distingue da maioria das figuras do seu meio e um conjunto de traços que os tornam, de facto, mais que adequados um para o outro. Maura, teimosa e orgulhosa, apesar das circunstâncias, é o contraponto perfeito à personalidade dominante (às vezes, demasiado) de Ash. E, além disso, a forma como lidam com as respectivas famílias e os inimigos comuns cria uma série de acontecimentos que, variando do divertido ao comovente, se conjugam num enredo sempre interessante e que culmina num final especialmente forte.
Claro que há uma contrapartida para estes desenvolvimentos secundários e é o facto de ficarem algumas perguntas sem resposta. No caso dos Wilde, isso faz todo o sentido, já que este livro é o primeiro volume dedicado a uma série que tem como protagonistas esta família. Já quanto a Maura, fica alguma curiosidade insatisfeita no que diz respeito à relação com a madrasta. Ainda assim, e tendo em conta as circunstâncias, faz um certo sentido que nem tudo fique definitivamente resolvido, deixando o que falta ao tempo - e à imaginação do leitor.
A soma de tudo isto é uma leitura cativante e que, mesmo sem surpreender na linha geral do enredo, não deixa, ainda assim, de marcar pelos pequenos inesperados. Intrigante, envolvente e com vários momentos brilhantes, uma boa história.

Autora: Nicole Jordan
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário