quinta-feira, 2 de junho de 2016

Estou Aqui Agora (The Mindfulness Project)

Mindfulness. O termo pode dar a entender algo de complexo e transcendente, mas tudo se resume a uma ideia tão simples como a de concentrar pensamentos no presente e sentir o que o agora nos traz, em vez das preocupações do passado e do futuro. Mas será mesmo assim tão simples? Bem, a teoria sim. A prática, nem tanto. E é para orientar essa mesma prática que surge este livro que, através de exercícios simples e criativos, abre caminho a uma percepção mais centrada no presente. Mesmo sabendo que passado e futuro nunca são assim tão fáceis de ignorar.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é que, enquanto livro de auto-ajuda, se o podemos considerar como tal, está muito longe das fórmulas habituais. Sim, tem os conceitos base e as linhas orientadoras do mindfulness, como seria de esperar, mas resume-as em muito poucas páginas, dando mais destaque aos exercícios práticos do que propriamente a teorias e ideais. Isto é interessante, em primeiro lugar, porque, ao resumir ao essencial, fica-se com uma ideia simples e clara dos conceitos. E também porque deixa que os exercícios falem por si, despertando criatividade e sensações sem motivos e explicações por trás.
É essa criatividade, aliás, o que realmente cativa neste livro. Porque, se alguns exercícios podem já ser sobejamente conhecidos (como o do pensar "fora da caixa"), a verdade é que todos, do mais simples ao mais estranho, têm algo de interessante a descobrir. Além disso, ao ser estruturado como um guia/diário, o livro funciona quase como que um convite a partir à descoberta. E, sim, se estiverem dispostos a escrever/riscar/cortar no livro, o resultado será provavelmente algo de muito pessoal e criativo.
É verdade que alguns dos exercícios não são nada de muito novo - podem até ser algo tão simples como uma sopa de letras. Mas é interessante reparar que, no tempo que se dedica aos exercícios, é no presente que o pensamento está focado (nalguns casos mais que noutros, é certo). E, sendo esse foco no presente o que está na base da ideia de mindfulness, é inevitável uma certa sensação de missão cumprida.
A impressão que fica é, portanto, a de um livro diferente, em que, mais que os conceitos, conta a forma como são postos em prática. E também a de um conjunto de exercícios de criatividade que, feitos sequencialmente ou por outra ordem qualquer, funcionam, sem dúvida alguma, como um interessante desafio e uma boa forma de descontracção. Muito interessante. 

Título: Estou Aqui Agora
Autores: The Mindfulness Project
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário