domingo, 12 de junho de 2016

Himalaias (Michael Palin)

Das montanhas mais remotas à vastidão das águas. Do Paquistão ao Bangladesh, passando por Índia, Nepal, China, Tibete e Butão, percorrendo toda a diversidade de lugares, culturas e gentes que se estende ao longo do Himalaias. Ao longo de meses, Michael Palin e a sua equipa embarcaram nessa aventura para produzir mais um documentário. E da longa viagem e de todas as experiências vividas surgiu também este livro.
Relato de uma viagem e da experiência pessoal do autor ao fazê-lo, uma das primeiras coisas a cativar para este livro é precisamente o facto de o autor manter sempre na sua escrita o registo de uma vivência pessoal. Fala dos lugares, de sistemas políticos, religiosos e culturais, das pessoas com que se cruza ao longo do caminho e da forma como vivem. Mas fá-lo sempre tendo em vista as impressões que lhe causam e as experiências por que passa. E, assim, a impressão que fica deste livro está muito longe de ser a de um guia de viagem (até porque não parece ser, de todo, esse o objectivo), mas antes o relato de uma viagem pessoal.
Ora, além das experiências pessoais (com todas as emoções e descobertas que lhe estão associadas) há também um outro traço característico a cativar para esta leitura: o humor. Não é algo que seja absolutamente necessário, nem de presença dominante, mas antes um traço que parece surgir com naturalidade da escrita do autor. Às vezes, uma só frase basta para conseguir o efeito. Mas a verdade é que há uma sensação geral de leveza - mesmo nos momentos mais tensos - que tem origem nesta forma de o autor contar as coisas: realçando o impacto das coisas com as medidas certas de sobriedade e humor.
Claro que ficam sempre perguntas em aberto, principalmente no que toca aos pormenores dos lugares. Mas, mais uma vez, não parece que o objectivo deste livro seja servir de guia de viagem. E, quanto às percepções do autor sobre os sítios por onde passou, as pessoas ganham tanta importância como os lugares propriamente ditos. E, num livro que é, acima de tudo, um diário de viagem, estas percepções pessoais acabam por ser muito mais interessantes que os pormenores descritivos.
Relato de uma longa viagem e de uma vasta aprendizagem, trata-se, pois, de um livro em que a experiência pessoal do autor se transforma numa interessante aventura para os leitores. Cativante, surpreendentemente leve e com muito para ensinar, uma boa leitura.

Título: Himalaias
Autor: Michael Palin
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário