domingo, 12 de setembro de 2010

Águila Roja - La Profecía de Lucrecia

Lucrecia é uma das criadas do duque de Escalona. Mas, ambiciosa e decidida a ocupar um lugar entre os grandes de Espanha, está disposta a tudo para conquistar o duque. E quando o salva de uma tentativa de envenenamento, acaba por chamar a atenção de uma sociedade secreta que, com base nas profecias de uma outra Lucrecia, pretende derrubar a monarquia. Entretanto, as atenções do duque voltam-se para outra mulher e Margarita sente-se tentada a ceder, apesar de um amor de longa data por Gonzalo de Montalvo. Alcançará algum deles o destino que deseja?
Não sendo propriamente conhecida por cá, Águila Roja, a série da rtve, foi uma descoberta fantástica para mim durante o ano que vivi em Espanha. E, como fã da série, não poderia perder a oportunidade de ler este livro que prometia desvendar alguns mistérios. Aqui, a acção não se passa no mesmo tempo da série, mas bastante mais cedo. Lucrecia está ainda bem longe do lugar que ocupará e Gonzalo é ainda apenas um jovem idealista e independente. Assim, aquele que virá a ser o herói do povo desempenha aqui apenas um pequeno papel, sendo o protagonismo quase totalmente entregue a Lucrecia, na sua luta por escapar às mãos da estranha sociedade que, confundindo-a com a antiga profetisa, decidiu que ela deve morrer.
Com uma escrita bastante simples e sem grandes detalhes descritivos, este é um livro que se lê em poucas horas. Envolvente e agradável, esclarece, de facto, alguns dos mistérios da série, principalmente no respeitante a Lucrecia. Senti, ainda assim, a falta de um maior desenvolvimento relativo a Gonzalo e a ausência do divertidíssimo Satur (que só aparece na série). Foi, ainda assim, uma leitura cativante, que respondeu a algumas perguntas... e deixou ainda outras no ar.
Para quem não conhecer a série, provavelmente ficará a sensação de que falta algum contexto, já que, ainda que tudo suceda num passado distante do dia em que Gonzalo se tornará Águila Roja, os cenários e as circunstâncias da vida de cada personagem não são muito exploradas. Para quem, como eu, viu e adorou a série da rtve, então este livro é um bom complemento para a história. Gostei.

1 comentário:

  1. Oi Carla! Adorei o seu blog, pois gosto de obter informações de livros com pessoas que já os leram...particularmente sou fã da série House of night.Se vc tivesse um banner colocaria no meu blog com a sua permissão! Já tô seguindo...

    ResponderEliminar