sábado, 4 de setembro de 2010

Uma Muito Breve História do Mundo (Geoffrey Blainey)

A História Mundial em 400 páginas. É esse, muito resumidamente, o conteúdo deste livro. Começando nos primórdios do homem e terminando nos acontecimentos mais marcantes do último século, o autor apresenta uma visão global da História, traçada a partir dos seus grandes marcos e reflectindo, tanto quanto possível, as suas consequências em épocas posteriores.
Sendo o tema deste livro algo de tão vasto - afinal é de toda a História do mundo que se trata - é necessariamente breve e um pouco superficial a abordagem às diferentes épocas e acontecimentos. Ainda assim, deixando de parte os pormenores para se concentrar nas raízes essenciais de cada mudança, o autor apresenta com bastante clareza o percurso da humanidade. Não são tanto os grandes acontecimentos a ter a predominância, ainda que estejam presentes, mas as mudanças de costumes, a inserção de novos elementos que virão a provocar alterações significativas. Assim, mais que os grandes conflitos da História, são as linhas de crescimento e extinção das grandes civilizações, a ascensão e queda de diferentes religiões e mitologias, o despertar da ciência e as rotas de mudança e de desenvolvimento dos diferentes povos a parte mais significativa na forma como a História nos é apresentada neste livro.
Uma leitura interessante, com uma linguagem acessível e que permite, ainda que falte algum detalhe, uma visão abrangente dos principais acontecimentos da História.

Sem comentários:

Enviar um comentário