sábado, 18 de setembro de 2010

O Apelo da Lua (Patricia Briggs)

Mercedes Thompson não é apenas uma mecânica talentosa. Criada por lobisomens e com a capacidade de se transformar em coiote, sempre houve na sua vida uma forte presença de seres sobrenaturais. Mas quando um lobisomem desconhecido se apresenta na sua oficina a pedir trabalho, Mercy está longe de imaginar a série de confusões que vão ganhar forma na sua vida.
Envolvente e de leitura compulsiva, Patricia Briggs inicia com este livro uma série que promete conquistar os leitores. Com uma escrita agradável e um sentido de humor cativante, a autora apresenta uma heroína forte e com uma voz muito própria. Na verdade, Mercy destaca-se da maioria das protagonistas deste género de livro, não só pela peculiaridade das suas características, mas pela forma como lida com a natureza territorial e as tendências dominantes dos lobisomens com que interage.
Um dos aspectos que mais me agradou nesta leitura foi precisamente esta forma como a autora explora as relações de dominância entre os lobisomens, criando situações intrigantes e por vezes constrangedoras, mas que dão à história uma certa vitalidade pela surpresa que é ver indivíduos em forma humana a ter reacções e comportamentos tão... caninos. Mas a autora não se fica pelos lobisomens, e temos também uma visão bastante interessante de um sistema vampírico e ainda da presença dos seres feéricos, dos quais parece ainda haver muito a dizer.
Um outro ponto positivo é que, entre tanta convivência com sobrenaturais de toda a forma e feitio, a autora arranja forma de inserir momentos emotivos, mas sem criar demasiada tensão amorosa. Existem pontos de atracção e elos de ligação no passado, mas os sentimentos mais fortes crescem devagar e, ao dosear pausadamente os factores românticos, a história acaba por se tornar, de certa forma, mais credível, e também por despertar mais a curiosidade para o que virá nos volumes seguintes.
Por último, de referir a forma como o ritmo de acção, intenso mas sem prejudicar a caracterização das personagens, mantém constante a vontade de prosseguir a leitura, apresentando e descartando hipóteses à medida que momentos de tensão, acção e emoção se vão sucedendo.
Intrigante, viciante, com personagens muito bem exploradas, O Apelo da Lua é, sem dúvida, um início muitíssimo cativante para uma série que, a continuar assim, valerá a pena seguir.

1 comentário:

  1. hmm... estou curiosa por este livro... Tenho que averigurar :P

    Bjs*

    ResponderEliminar