quarta-feira, 6 de novembro de 2019

A Greve Camponesa de 8 de Maio de 1944 em Azambuja e Baixo Ribatejo (Américo Brás Carlos)

Naqueles tempos, a vida de um trabalhador rural era penosa, com a escassez de alimentos e a dureza do trabalho a juntar-se às condições cada vez mais precárias oferecidas a quem tinha de trabalhar de sol a sol. Eram também tempos de dura repressão, daí que a greve levada a cabo pelos trabalhadores rurais nos dias 8 e 9 de Maio de 1944 tenha tido consequências brutais. Esta é a história dos sete homens presos em resultado dessa greve, bem como do contexto que a motivou e do que depois se seguiu em termos processuais.
Provavelmente o aspecto mais notável deste livro é o facto de, apesar de ser relativamente breve, conseguir transmitir uma visão bastante completa dos factos e do seu contexto. Claro que, em termos de contexto, haveria necessariamente muito mais a relatar, não só no que toca à escassez alimentar em resultado da Segunda Guerra Mundial, mas também sobre o regime em geral. Ainda assim, a verdade é que toda a informação necessária está presente, e num registo que permite compreender claramente os acontecimentos sem que a leitura se torne cansativa.
É também um daqueles casos em que a história fala por si: basta a história desta greve e das consequências que teve a luta por melhores condições para fazer com que esta leitura valha a pena. É que 1944 não é propriamente história antiga e é impressionante ver as diferenças entre aquele tempo e os dias de hoje, comparando não só os desafios enfrentados, mas também as dificuldades da vida de um trabalhador rural daquele período.
E, claro, há o equilíbrio entre um registo acessível, conciso quanto baste e, principalmente, bastante claro sobre o essencial, e o conjunto de referências, principalmente a artigos da época, que permitem uma percepção mais completa dos factos. Além, claro, de salientar ainda um outro aspecto, discreto, mas deveras interessante: a forma como, mesmo da imprensa censurada, era possível retirar pistas para acontecimentos... menos divulgados.
Finda a leitura, é esta a impressão que fica: a de um relato conciso e equilibrado de um acontecimento histórico e de consequências brutais, enquadrado no contexto do seu tempo e narrado de forma clara e acessível. A soma é, naturalmente, uma boa leitura. E um livro muito interessante.

Autor: Américo Brás Carlos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário