terça-feira, 19 de novembro de 2019

Sarita Rebelde Quer Ser Astronauta (Lúcia Vicente e Cátia Vidinhas)

Está a chegar o dia das profissões e a Sarita já sabe o que quer partilhar com os colegas. É que, determinada e sempre curiosa por experimentar coisas novas, ela já quis ser muitas coisas, até que finalmente decidiu: quer ser astronauta. E, quando lhe dizem que há poucas mulheres com essa profissão, isso só a deixa mais decidida a aumentar esse número - e a explicar aos colegas que podem não ser as mais conhecidas de todas, mas há mais mulheres na história da exploração espacial do que à partida se poderia imaginar...
Muito breve, muito simples e também muito cativante, este é um livro que sobressai pela forma como, nas suas vinte e poucas páginas, consegue ser educativo acerca de diferentes aspectos. A Sarita quer ser astronauta, o que tem as suas exigências, e este é um bom ponto de partida para reflectir sobre a escolha de uma profissão e as exigências dessa escolha. A Sarita descobre que não há muitas mulheres astronautas e que talvez isso seja uma barreira, o que levanta a sempre relevante questão do papel da mulher na sociedade, da igualdade de oportunidades e de como a história tende a deixar as mulheres para uma espécie de fama menor. E a Sarita quer ainda partilhar as suas descobertas com os colegas, o que realça a importância de explorar e partilhar estas questões.
A componente didáctica está, portanto, mais do que preenchida. Mas há mais. Trata-se também de um livro muito bonito, pois as ilustrações vivas e cheias de cor dão alma à história da protagonista, realçando não só as suas descobertas, mas criando também um bonito contraste entre os retratos da Sarita a desempenhar diferentes profissões. E há também a agradável leveza que resulta da simplicidade do texto, mas principalmente da sua fluidez.
Muito breve, muito simples e muito cativante - termino como comecei, pois são estas as características essenciais de um livro que, ao longo das suas poucas páginas, consegue contar uma história simples e divertida ao mesmo tempo que realça várias questões importantes. Uma boa leitura para os mais novos, em suma. E um livro bem bonito.

Autores: Lúcia Vicente e Cátia Vidinhas
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário