quarta-feira, 13 de novembro de 2019

A Mitologia Explicada pela Pintura (Gérard Denizeau)

Poucos foram os temas mais inspiradores ao longo de séculos de arte e literatura do que os mitos dos deuses e heróis greco-romanos. Tanto que difícil será encontrar alguém que nunca tenha, pelo menos, ouvido falar de alguns. O que este livro propõe é, no entanto, um exercício de descoberta diferente. Através de um conjunto de obras de arte mais ou menos conhecidas, o autor descreve concisamente a linha essencial de cada um destes mitos, para se debruçar depois sobre o quadro que o retrata, enquadrando-o tanto no contexto do mito como do período artístico em que foi criado. O resultado? Bem, o resultado é um livro lindíssimo.
Sendo, como o título indica, uma história da mitologia explicada através da pintura, é apenas natural que os quadros que lhe servem de base estejam bem presentes neste livro. É este, aliás, um dos primeiros aspectos a salientar: sendo um livro relativamente grande e, à semelhança dos referidos quadros, transbordante de cor, permite que cada pintura sobressaia a todos os níveis. Primeiro, ao folhear inicial, que basta para perceber a beleza do livro que temos nas mãos. Depois, ao longo da leitura, pois permite analisar com nitidez os muitos pormenores que vão sendo referidos. E, finalmente, nos sucessivos regressos, não só porque há vários mitos que estão intimamente ligados, mas também pela simples vontade de voltar atrás e recordar uma imagem que se gravou na memória.
Também do texto sobressai um equilíbrio notável, com a organização de cada secção a conferir ao livro uma certa uniformidade - mito, história do quadro, pormenores - que contrasta com a diversidade de temas e protagonistas. Além disso, sendo um texto que assenta fundamentalmente nas fontes antigas, a simplicidade das descrições tem, além de facilitar a compreensão, o dom acrescido de despertar a vontade de conhecer essas obras. Ilíada, Eneida, Odisseia, Metamorfoses... Não faltam leituras para explorar uma vez terminada a descoberta deste livro.
Alguns mitos são mais conhecidos do que outros. Curiosamente, o mesmo se pode dizer dos autores destas obras e também aqui o efeito da simplicidade é, de certa forma, o mesmo: fica a curiosidade em conhecer mais a fundo a obra destes pintores, bem como também a história dos movimentos em que se enquadram e o seu percurso pessoal.
Tudo somado, o que fica deste livro é uma imagem de grande beleza, associada a uma exposição equilibrada dos principais mitos, reflectidos na obra de um conjunto de mestres. Para os interessados em mitologia, em pintura, para os que querem saber mais sobre este tema e para os que apreciam simplesmente um livro bonito, esta é uma obra a não perder.

Título: A Mitologia Explicada pela Pintura
Autor: Gérard Denizeau
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário