terça-feira, 12 de novembro de 2019

Aqui a Princesa Salva-se Sozinha (Amanda Lovelace)

Este não é um conto de fadas. Pode ter princesas, dragões e rainhas, mas está longe de ser uma história de encantar. A história é a de uma jovem que se torna mulher, crescendo na busca de si mesmo, da aceitação das dificuldades, das cicatrizes e da sua própria natureza e encontrando o seu próprio lugar no mundo e em relação aos outros. É uma história feita de poemas, em que personagem e leitor podem até chegar a confundir-se. Mas é precisamente isso que a torna notável: aqui, a princesa salva-se realmente sozinha. E podemos aprender algumas coisas com ela.
Um dos aspectos mais cativantes da construção deste livro de poesia é a implacável sensação de unidade que surge desde os primeiros versos. É poesia e, ao mesmo tempo, é uma história. Não é um conto de fadas, mas o registo dos poemas conferem-lhe um tom semelhante. E, sendo simultaneamente pessoal e capaz de evocar sentimentos universais, é uma história que, feita de impressões, podia ser a de qualquer um de nós.
Outra faceta que sobressai é a construção dos próprios poemas, num registo simples, sem rima e relativamente breve. Alguns são pouco mais que uma frase e, no entanto, parecem ter precisamente a medida certa para transmitir aquela parte da história ou dos sentimentos. Além do mais, este registo constante, embora oscilando entre diferentes emoções e fragmentos de história, é também parte do que faz com que este livro, não sendo embora um conto de fadas, se leia praticamente como um.
E, claro, todo ele é um exemplo de como não são necessários textos elaborados e complexos para abordar temas difíceis e relevantes. Ao longo do percurso pessoal desta vaga protagonista, surgem as dores de crescimento, as dificuldades de se crescer mulher num mundo de julgamentos, dúvidas e agressões e a descoberta de uma identidade própria mesmo quando todo o mundo nos quer mudar. Tudo através de poemas muito simples e, acima de tudo, muito marcantes.
Simultaneamente simples e amplo, breve, mas vastíssimo nas possibilidades de interpretação, pessoal e intemporal, trata-se, pois, de um livro que, todo ele feito de impressões e fragmentos, deixa na memória uma imagem nítida e completa. A princesa salvou-se sozinha. Também podemos fazê-lo. E esta é a melhor das lições.

Autora: Amanda Lovelace
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário