sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Inverno - Uma Nova Vida (Mónica Guerra)

Neta do rei, embora relegada para uma vida distante da sua herança, Leónia Lencastre sempre foi vista pela corte como uma ameaça, não só devido à sua linhagem, mas também os conhecimentos médicos que levaram a que muitos a vissem como uma bruxa. E, agora que o estado do reino está periclitante, com o rei às portas da morte e outro dos seus herdeiros a conspirar nas sombras, Leónia vê-se empurrada para um afastamento ainda maior. A verdade, porém, é que isso não a preocupa assim tanto, pois encontrou em Alexandre Toledo, um cavaleiro da Ordem, amor suficiente para levar uma vida feliz. Retiram-se, pois, da capital para construir uma vida juntos. Só que o sangue de Leónia continua a ser o mesmo... e, com o reino a pender para o caos, o simples facto de estar viva faz dela uma ameaça para os seus inimigos.
Provavelmente o aspecto mais marcante deste livro é a forma como consegue conjugar uma história de amor, conflitos familiares e uma sucessão de intrigas de corte num todo que não só é bastante fluido, mas também bastante viciante. Importa, por isso, começar por dizer que é pena a existência de alguns descuidos a nível de revisão, pois, sendo que estes acabam sempre por quebrar um pouco o ritmo da leitura, a impressão que fica é a de que o impacto de tudo seria ainda maior sem estas pequenas interrupções.
É que, lapsos à parte, se há coisa que não falta a esta história são qualidades e pontos de interesse. Ao acompanhar diferentes personagens, a autora cria diferentes graus de empatia e aversão, para depois virar o jogo ao revelar novas facetas dessas mesmas personagens. Além disso, não faltando surpresas ao longo de todo o percurso, a maior de todas é a forma como tudo converge para um final tão intenso quanto adequado, cheio de tensão e de emoção. Emoção é, aliás, algo que não falta, acompanhada também por uns quantos rasgos de um humor delicioso, protagonizado maioritariamente pela intrépida Luz.
É, ainda assim, sempre no equilíbrio entre o amor e a intriga que está o cerne da história. Por isso, é da construção dos sistemas da Ordem, associados a um conjunto de laços de proximidade - amor, amizade, família - e a uma sempre presente base de coragem que surgem as mais interessantes revelações. Sendo, naturalmente, Alexandre a maior delas, com o seu passado a manifestar-se de formas que dificilmente se imaginariam à partida. Mais uma vez, surpresas não faltam, daí o ritmo viciante e a constante vontade de saber o que acontece a seguir.
A impressão que fica é, pois, a de uma leitura empolgante, cheia de mistérios, de intriga e principalmente de momentos de emoção. Com personagens fortes e um enredo viciante, uma leitura aparentemente leve, dada a rapidez com que as páginas parecem voar, mas que facilmente se grava na memória. Pela história... e pelos seus protagonistas.

Autora: Mónica Guerra
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário