quinta-feira, 28 de novembro de 2019

A Queda do Muro de Berlim (Ricardo Martín de la Guardia)

Foi um dos acontecimentos mais importantes do século XX, um marco histórico, princípio da reunificação das Alemanhas, do fim da Guerra Fria e de uma promessa de maior união e prosperidade. Mas não foi apenas o derrubar do muro físico: foi toda uma mudança em termos políticos, uma sucessão de ciclos de ascensão e queda e todo um percurso diplomático e negocial para dissipar tensões e posições arraigadas. A história da queda do Muro de Berlim não se resume ao momento em que o muro caiu. E é essa visão mais vasta que este livro apresenta.
Bastante completo em termos de contexto político, e principalmente de exposição das forças, personalidades e circunstâncias em acção no período que conduziu à queda do muro, bem como nos anos que se lhe seguiram, este é um livro que exigirá necessariamente algum tempo para assimilar. São muitos os nomes, as datas, as siglas, as informações, para não falar na complexidade das movimentações políticas propriamente ditas. O resultado é uma leitura inevitavelmente pausada, um pouco exigente, mas cheia de informações relevantes.
Sendo, portanto, uma apresentação bastante detalhada, há um outro aspecto que importa destacar. É que, por entre todos estes nomes - de pessoas, de partidos, de organizações - e movimentações políticas, há um cuidado em destacar não só as figuras centrais da mudança, mas também o impacto social destas mudanças na vida das pessoas comuns. Um dos aspectos mais interessantes está, aliás, na comparação entre as promessas da época e no contexto actual passados trinta anos. Centrado embora num acontecimento muito específico, reflecte, de certa forma, os ciclos da história, destacando as dificuldades e desafios e a forma como estes moldam a ascensão e queda de ideologias mais ou menos positivas.
Sendo um livro que dificilmente poderia ser de leitura leve, consegue, ainda assim, ser bastante acessível, pois o autor consegue conjugar de forma equilibrada a vasta abundância de informações pertinentes com uma análise clara, centrada nos factos e que se debruça também sobre o impacto de cada acontecimento na vida da população geral. Pode, por isso, não ser fácil assimilar todas as datas, mas o contexto global fica perfeitamente claro, bem como as questões que importa transpor para o contexto actual.
Leva o seu tempo, mas vale bem a pena, pois é um livro com muito para ensinar. Completo, equilibrado e repleto de informação relevante, uma bela obra para saber mais sobre o que conduziu a esse marco histórico que derrubou muros que hoje parecem querer voltar a erguer-se. Muito interessante, em suma.

Autor: Ricardo Martín de la Guardia
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário