quarta-feira, 8 de julho de 2020

A Arte da Guerra (Sun Tzu e Pete Katz)

Considerado o mais antigo tratado filosófico sobre a guerra, e com uma visão facilmente adaptável a outros contextos que não o militar, não é propriamente uma surpresa que este livro tenha perdurado ao longo dos séculos e continuado a ser lido por gente de todos os meios. Mais surpreendente será esta nova visão, que, profundamente ilustrada e acrescentando às ideias uma história pessoal, torna as ideias mais acessíveis e a leitura muito mais envolvente.
E é precisamente pelo aspecto visual que importa começar, para dizer que se trata de um livro lindíssimo. A arte, repleta de pormenores e transbordante de cores, ajusta-se igualmente bem ao percurso mais pessoal do mestre e do seu discípulo, que inclui não só a partilha de lições, mas também momentos de conflito e de perigo, como à ilustração de forma visual das ideias e conceitos explorados ao longo de A Arte da Guerra. E já disse que é belíssimo? Mesmo antes de começar a ler, é um livro que dá gosto folhear, parar para contemplar as imagens e imaginar que histórias e ideias lhes estarão associadas. Antes mesmo da leitura, já cativa, o que só pode ser uma qualidade.
Quanto à guerra propriamente dita, há dois aspectos a destacar: o cuidado em tornar o texto mais acessível, complementando-o com imagens, mas sem grandes desvios à linha original, e a forma como a transposição deste texto para a história pessoal de um muito interessante duo de protagonistas permite uma visão das aplicações práticas deste tão breve - e tão abrangente - tratado.
Claro que, sendo acima de tudo uma adaptação, é A Arte da Guerra que domina, não a história que a complementa. Mas importa dizer que, apesar da brevidade, esta é uma história tão cativante que fica uma irresistível curiosidade em saber mais sobre os seus protagonistas. Servem, ainda assim, o seu objectivo. E é isso o mais importante.
É A Arte da Guerra em toda a sua abrangência original, mas... num formato novo. E, assim, é de certa forma um livro diferente: mais acessível, mais envolvente, mais facilmente cativante no seu equilíbrio entre teoria e história. E, além disso, é lindíssimo. Mas isso já disse, não já?

Autores: Sun Tzu e Pete Katz
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário