quinta-feira, 16 de julho de 2020

Dinastia (Tom Holland)

Começou por ser o reino dos filhos da loba, depois uma república assente nos valores da virtude e da autoridade. Tanto que, quando um cônsul ambicioso quebrou todos os limites e tentou ser mais do que as tradições permitiam, os Idos de Março acabaram por trazer consigo lâminas e morte. Mas a queda de Júlio César seria o início da ascensão de uma dinastia. Primeiro, viria a guerra civil, mas a entrada em cena de um novo favorito - aquele que, para a história, ficaria conhecido como Augusto - abriria portas a um novo regime. De poder, de autoridade, de glória... e, claro, de intrigas e conspirações.
É algo de fascinante que, por mais livros que se leiam sobre o tema, há sempre novas perspectivas para descobrir sobre a complexa e vastíssima história de Roma. Este livro dedica-se, sobretudo, à chamada casa de César (ou de Augusto), narrando os percursos individuais de cada um dos imperadores que deu a Roma ao mesmo tempo que explora o contexto, as tradições, as hierarquias e, sobretudo, os mecanismos da intriga e do rumor. Debruça-se sobre todas as facetas da vida da cidade e dos homens. Para cada Princeps, explora a ascensão ao poder, os laços familiares, a carreira militar, as conspirações, os actos mais chocantes e, em última instância, o fim. E é particularmente notável a forma como, ao longo destes percursos particulares, vai sendo também traçada a história de Roma como um todo.
É também bastante impressionante a facilidade com que, apesar da abundância de nomes e datas (e nomes que se repetem, aliás), de batalhas e intrigas e do aparentemente interminável leque de personagens que surgem ao longo deste texto, a leitura assume um ritmo fluido e envolvente. Facilmente somos transportados para os cenários descritos e, mais impressionante ainda, para a mente dos protagonistas. Ora, isto é particularmente marcante tendo em conta certas facetas dessas figuras - principalmente das mais tardias. A forma como o autor consegue entrar na mente retorcida e complexa destes tão diferentes imperadores, transmitindo-nos toda a vastidão das suas facetas, é algo de verdadeiramente memorável.
Claro que, sendo um livro extenso, e tão vasto em informações, exigirá o seu tempo para assimilar todos os pormenores. Ainda assim, nunca se torna cansativo, proporcionando, pelo contrário, uma leitura envolvente, quase em tom de romance, sem nunca deixar de fora a precisão e pormenor exigidos por um retrato tão completo de toda uma dinastia.
Completo, memorável e surpreendentemente empolgante, eis um livro que é uma intensa viagem aos primórdios do império romano, e sobretudo à mente dos seus protagonistas. Uma viagem cheia de intriga, de acção e de conspirações, às vezes sombria, mas sempre fascinante. Leva o seu tempo? Naturalmente. Mas vale cada segundo.

Título: Dinastia
Autor: Tom Holland
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário