segunda-feira, 27 de julho de 2020

O Manual da Feiticeira Moderna (Madame Ippò)

Bruxas e feiticeiras sempre foram mulheres associadas ao poder. Temidas por alguns, admiradas por outros, foram, ao longo dos séculos, muitas vezes associadas ao maligno para combater os seus conhecimentos. Mas o que é realmente uma feiticeira? Em que acredita? O que a move? Que tipo de rituais pratica realmente? Este breve manual dá algumas das respostas, de forma muito concisa e vocacionada sobretudo para quem já se enquadra neste tipo de crenças.
Mais do que tudo o resto neste pequeno livro, o que fica na memória são sobretudo as ilustrações. Cheias de cor e de mistério, dão vida e envolvência a um livro que é, na sua essência, muito simples, realçando ao mesmo tempo a sua componente mística. É um daqueles livros que dá gosto folhear, antes mesmo de olhar para o conteúdo. Além disso, sendo um livro com espaços a serem preenchidos pela leitora, este aspecto visual cativante - associado possivelmente à caligrafia de quem preencher estes espaços - conferir-lhe-á também um aspecto único.
Quanto ao conteúdo propriamente dito, sobressaem dois aspectos: primeiro o facto de funcionar efectivamente como um possível manual, com alguns rituais concisos associados a várias explicações e práticas; e, em segundo lugar, e talvez mais interessante, a facilidade com que se reconhecem pontos em comum com múltiplas histórias e lendas sobre feiticeiras, bem como, ao mesmo tempo, uma visão bem mais benigna e positiva do papel de uma feiticeira. É, aliás, este o ponto mais memorável em termos de texto: a visão de um poder que se destina sobretudo ao autodesenvolvimento.
Ficam alguns sentimentos ambíguos, resultantes essencialmente da brevidade. Se olharmos para o livro como manual, as descrições não são muito pormenorizadas - mantras, cânticos, danças e outros tipos de gestos são deixados apenas à imaginação. Se olharmos para ele do ponto de vista informativo, no sentido de satisfazer alguma curiosidade, fica a sensação de que muito mais haveria a dizer sobre os significados e, sobretudo, a longa e turbulenta história das feiticeiras ao longo dos tempos.
É, pois, um livro muito conciso, o que deixa bastantes perguntas sem resposta. Ainda assim, entre a beleza das ilustrações e a base essencial que está efectivamente presente - e que, mesmo para os cépticos, tem o condão de fazer lembrar muitas histórias de fantasia - não deixa de ser uma leitura cativante quanto baste e que, apesar das ambiguidades, tem os seus pontos de interesse.

Autora: Madame Ippò
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário