sábado, 8 de maio de 2010

From Hell (Alan Moore e Eddie Campbell)

Considerando como base uma das possíveis teorias acerca da identidade do lendário Jack, o Estripador, esta extensa novela gráfica explora a história e a circunstância de todos os ângulos possíveis. Através de elementos como as ligações à realeza, as diferenças sociais e elementos relativos à maçonaria e a simbolismos ocultos na arquitectura, From Hell surge como uma história complexa, mas ao mesmo tempo viciante e surpreendente.
Com um aspecto gráfico que, a preto e branco, talvez não tenha o mesmo impacto que outros trabalhos, mas que me parece adequar-se na perfeição ao ambiente que retrata, aliado a uma história minuciosamente pensada e pesquisada (o que se nota nas extensas notas finais), este é um livro onde o ambiente de constante obscuridade, as situações por vezes chocantes e a forma inesperada como alguns dos eventos se sucedem resultam numa leitura interessante, envolvente e, por vezes, até perturbadora.
O meu conhecimento na área da banda desenhada é limitado, mas, na minha opinião, From Hell é, sem dúvida, uma obra que vale a pena ler. Obscuro. Perturbador. Surpreendente. E muito, muito bom.

1 comentário:

  1. passatempo a decorrer no Refugio dos Livros

    http://refugio-dos-livros.blogspot.com

    ;)

    Diana

    ResponderEliminar