quarta-feira, 12 de maio de 2010

Meme de hábitos de leitura

Seguindo esta ideia, que achei muito interessante, aqui ficam as minhas respostas às perguntas.

Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?
A maioria das vezes não, mas há sempre aquelas alturas em que precisamos mesmo de um doce.

Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?
Chá ou café, consoante o estado de espírito.

Costumas fazer anotações enquanto lês, ou a ideia de escrever em livros horroriza-​te?
A ideia de escrever em livros horroriza-me. Nem sequer o meu nome escrevo nos livros, portanto nem pensar em fazer anotações no próprio livro. Posso, eventualmente, tomar notas numa folha que tenha por perto, mas mesmo isso é muito raro.

Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?

Um marcador de livros, se possível. Senão, uma folha de papel. Dobrar o canto da página é mais uma daquelas coisas que nem me passaria pela cabeça. Gosto de manter os meus livros o mais imaculados possível.

Ficção, não ficção, ou ambos?
Ambos. Mas na não ficção sou mais selectiva nos temas, tem de estar mesmo dentro das minhas áreas de interesse para me chamar a atenção.

És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou paras em qualquer sítio?
A não ser naqueles livros em que os capítulos são imensos, gosto de interromper a leitura no final de um capítulo. Quando paro a meio, fico com a sensação de que estou a perder qualquer coisa.

És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Não. Gosto de pensar que sou uma pessoa bastante paciente, por isso o máximo que pode acontecer quando o livro me está a irritar é interromper a leitura... durante algum tempo.

Se te deparares com uma palavra desconhecida, paras e vais procurar o seu significado?
Não. Normalmente consigo captar o significado a partir do contexto em que a palavra se insere.

O que é que estás a ler actualmente?
Diz que És um Deles, de Uwem Akpan e Se Acordar Antes de Morrer, de João Barreiros.

Qual foi o último livro que compraste?
O Jardim dos Segredos, de Kate Morton. E o Textbook of Veterinary Internal Medicine. :)

Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo?
Consigo ler vários livros ao mesmo tempo, desde que sejam de géneros bastante diferentes. Principalmente quando um deles é muito extenso ou muito denso, ir lendo coisas mais leves (ou mais breves) ajuda a manter a vontade e o interesse.

Tens um lugar/altura do dia preferido para ler?
Noite. É a altura em que tenho mais tempo disponível e sabe-me bem perder-me nas páginas de um livro para descontrair do stress e das chatices do dia.

Preferes livros incluídos em séries ou independentes?
Ambos, pode ser? Sigo muitas séries de que gosto, mas há histórias que cabem perfeitamente bem num único livro e, nesse caso, para quê esticar?

Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomendar?
Anne Bishop, pois claro! Recomendo a todas as pessoas e mais algumas, porque é a minha autora preferida. Mas não é a única, só a mais constante. Quando gosto muito de um livro, não deixo de o recomendar a pessoas que sei que terão gostos parecidos com os meus e que, por isso, vão gostar.

Como é que organizas os teus livros?
Bem... a minha biblioteca ocupa bastante espaço, portanto há já algum tempo que deixei de organizar porque... não tenho estantes que cheguem. Mas o que está organizado, está por ordem alfabética do último nome do autor.

2 comentários: