sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Lua no teu Umbigo (Alberto Riogrande)

Mais que uma composição de erotismo, um hino à mulher. É essa a mensagem comum dos poemas que constituem este livro, onde a paixão é mais que carnal e a devoção fala mais alto, através de palavras que constroem toda uma imagem de amor.
Com uma composição fluída e livre, cada poema cria, ao sabor do pensamento e, mais que isso, do sentimento, todo um cenário que, na sua simplicidade, pretende reflectir emoções maiores. E qualquer objecto, qualquer pequeno gesto serve de baste para uma reflexão em grande parte emotiva sobre o papel dessa mulher, amada e sedutora, na vida e no coração do sujeito poético.
Num cenário em que falar em poesia é, muitas vezes, pretexto para que muitas portas se fechem, a publicação de livros como este é sempre uma boa notícia para os amantes da poesia. E este livro em particular, com a fluidez do ritmo e das palavras, a força do conteúdo e a uniformidade com que todos os poemas se unem para formar uma totalidade em louvor da mulher, justifica bem essa aposta.
Simples, de agradável leitura, muito tocante e com momentos de verdadeira maravilha espalhados ao longo dos seus poemas, este foi o livro ideal para matar saudades de um género literário por vezes esquecido, mas que tem muito para dar. Muito bom.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo teu texto sobre o livro A Lua No Teu Umbigo.
    O texto é espectacular.Muito bem escrito. Sentido. O livro é um mundo de emoções, uma maravilha, como disseste.

    Beijinho

    Maria

    ResponderEliminar