domingo, 9 de maio de 2010

Provas Manipuladas (Donna Leon)

Quando uma idosa, conhecida pelo seu temperamento irascível, é encontrada morta na sua casa, as suspeitas caem imediatamente sobre a sua empregada romena, imigrante ilegal. Esta é apanhada em fuga, com uma considerável quantidade de dinheiro, e acaba por morrer durante a perseguição. Caso encerrado? Não, já que, algumas semanas depois, uma vizinha surge com o testemunho de que não pode ter sido a romena a responsável. E é neste ponto que o caso passa para as mãos do Commissario Guido Brunnetti...
Com uma escrita simples e directa, e um enredo interessante e sem momentos monótonos, este é um livro que se lê de uma assentada. Sendo parte de uma série considerável, neste livro a autora não se demora demasiado em caracterizações das personagens, que, para quem acompanhar os casos de Brunnetti desde o início, se supõem já conhecidas dos volumes anteriores. Assim, os eventos apresentam-se com fluidez e, salvo os aspectos relativos a esta história em concreto e algumas referências ao passado, não há necessidade de grandes descrições.
O grande ponto positivo deste livro surge na forma como a autora apresenta Veneza. Não propriamente a cidade, mas o funcionamento das coisas, a tendência para contornar a lei e a política dos conhecimentos e favores. Em maior ou menor grau, este é um elemento bastante comum em diversos meios, daí que tenha achado interessante a forma como a autora o insere - e com grande destaque - neste caso.
Em termos de enredo, é uma história agradável, com algumas surpresas e pequenos momentos marcantes. Não sendo nada de extraordinariamente inovador, cumpre, anda assim, o objectivo de envolver o leitor no ritmo dos acontecimentos, sendo particularmente interessantes os pequenos momentos de humor espalhados ao longo do livro.
Para os apreciadores de policiais, é possível que, na sua estrutura clássica de simples resolução de um mistério, este livro não introduza. É, ainda assim, uma leitura leve, não particularmente complexa mas agradável. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário