domingo, 30 de maio de 2010

História dos Papas (Juan María Laboa Gallego)

Dois mil anos de fé... mas não só. Neste livro que percorre a história da igreja católica desde S. Pedro a Bento XVI, não são só os princípios e os dogmas da religião que são abordados, mas também os conflitos e os jogos de poder.
Mais centrado nas diferentes épocas marcantes na história da Igreja, este livro é, mais que a história de cada papa, o percurso do pontificado enquanto instituição através dos principais acontecimentos da história. Desde a forma como a fé e o ritual evoluíram ao longo dos séculos aos múltiplos conflitos de poder entre os eclesiásticos e os reis e figuras de poder, cada período histórico traça as suas marcas e é neste contexto que a figura de cada um dos papas é apresentada: fundamentalmente quanto ao seu papel nessa evolução.
Completo e detalhado, mas sem se prender demasiado nos pormenores irrelevantes - os elementos pessoais e característicos da personalidade de cada figura papal só são apresentados quando são relevantes para o curso dos acontecimentos - este é uma obra esclarecedora no que toca à criação dos principais dogmas da fé católica, bem como aos conflitos fundamentais que a envolveram ao longo do tempo. É uma leitura de peso, vasta em informação e extensa em dimensão. Mas para os interessados pela temática, valerá a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário