terça-feira, 18 de maio de 2010

Novidades Esfera dos Livros para Maio

Quando os filhos nascem começam as grandes interrogações dos pais. A pergunta que os assalta com mais frequência é: estamos a fazer tudo bem? E as dúvidas estendem-se à comida, ao rendimento escolar, às amizades, ora porque está muito calado, ou porque não sai da frente do computador, não larga a consola, quer um telemóvel, responde mal e já quer sair à noite com os amigos…

Javier Urra, autor best-seller em Portugal, ensina-lhe a educar os seus filhos com bom senso. Neste livro com casos e exercícios práticos, este psicólogo espanhol, com larga experiência no trabalho com crianças e adolescentes, fornece-nos as chaves necessárias para formar os nossos filhos com inteligência, equilíbrio emocional e com valores. Ou seja, com critério.

Educar com Bom Senso ensina-lhe tudo o que precisa de saber desde que o seu filho nasce até à adolescência - quando se colocam questões urgentes como o álcool, as drogas, a sexualidade, etc. - e apresenta-lhe os critérios e as estratégias para cada etapa de desenvolvimento. Um guia fundamental para todos os educadores.

Javier Urra, psicólogo clínico e pedagogo terapeuta, trabalhou durante três anos com jovens conflituosos no Centro Nacional de Reeducação de Cuenca. Desde então desenvolve o seu trabalho como psicólogo forense do Tribunal Superior de Justiça e do Tribunal de Menores de Madrid. É ainda professor de Psicologia na Universidade Complutense de Madrid e vice-presidente da Associação Ibero-Americana de Psicologia Jurídica e assessor e patrono da UNICEF. Entre 1996 e 2001 foi o primeiro provedor de Menores em Espanha e o primeiro presidente da Rede Europeia de Provedores de Menores.

É autor de O Pequeno Ditador que se encontra já na 15.ª edição com cerca de 30 mil exemplares vendidos e O que Ocultam os Filhos, o que Escondem os Pais, ambos publicados por A Esfera dos Livros .
Vendo chegar a viatura oficial com o porta-bagagem carregado de lenha, o chefe do Governo gritou irado à sua governanta: «Os carros do Estado não são para carregar lenha! Não consinto!». A mulher não se ficou e gritou no mesmo tom: «Merda! A lenha não é para mim, é para o Salazar!»

Quem se atreveu a gritar assim a António de Oliveira Salazar, homem temido e respeitado por todos, foi Maria de Jesus Caetano Freire, a sua dedicada e fiel companheira ao longo de toda uma vida.

Nascida no seio de uma pobre família camponesa no lugar de Freixiosa, distrito de Coimbra, aos 31 anos começou a servir os universitários e amigos Manuel Gonçalves Cerejeira e António de Oliveira Salazar. Seguiu este último para Lisboa e só o abandonou quando, aos 81 anos, o ditador morreu por doença. Maria de Jesus tinha cumprido a missão da sua vida. Nunca casou, nem teve filhos.

Joaquim Vieira traz-nos a história de A Governanta, D. Maria ou Menina Maria, como Salazar gostava de tratá-la. Ninguém esteve tão perto do ditador durante o seu percurso de poder. Ninguém o conheceu tão bem, nem partilhou tantos momentos de intimidade. Recluso e celibatário, Salazar tinha no diálogo diário com a sua governanta o único contacto com a realidade dos portugueses. Fica a questão: até que ponto a sua influência não pesou nalgumas opções governativas do homem que comandou o país durante quatro décadas?

Mulher dura, forte, atenta, de uma dedicação canina, foi intendente, organizadora das lides domésticas, secretária, companheira, portadora de recados e pedidos, informadora de murmúrios e opiniões que mais ninguém se atrevia a expressar, conselheira e até enfermeira, nos seus últimos tempos de vida, do fundador e líder do Estado Novo. D. Maria foi tudo isto, e por isso merece um lugar de destaque na História do século XX português.

Joaquim Vieira, nascido em Leiria em 1951, é um dos mais prestigiados jornalistas portugueses, tendo sido galardoado com diversos prémios da profissão (Prémio Gazeta, Prémio de Reportagem Norberto Lopes, Prémio de Reportagem do Clube Português de Imprensa, Prémio Fernando Pessoa de Jornalismo, etc.). Foi director-adjunto do semanário Expresso, director-adjunto para os Programas da RTP e director da revista Grande Reportagem. Tendo-se dedicado à História contemporânea. Na Esfera dos Livros, publicou recentemente Mocidade Portuguesa - Homens para um Estado Novo e (em co-autoria) Os Meus 35 Anos com Salazar, que já se encontra na 5.ª edição.

Uma coluna diminuta de apenas 51 oficiais e praças chegava a Chaimite, sob fortes chuvadas, com um único propósito: capturar Gungunhana, o temido régulo que desafiava as autoridades portuguesas havia anos. O bravo capitão de cavalaria Mouzinho de Albuquerque, de espada desembainhada, foi o primeiro a entrar na povoação e berrou bem alto o nome do inimigo que saiu da sua palhota para se render aos militares portugueses. Finalmente, ao fim de tantos anos a sonhar com aquele momento e depois de tanto penar, Mouzinho de Albuquerque estava frente a frente com o seu adversário.

Este feito notável, numa mistura de imprudente coragem e golpe de sorte, teve ecos na metrópole. Foi assim que nos confins de Moçambique nos finais de 1895 Mouzinho de Albuquerque dava sentido ao seu destino e gravava o seu nome na História.

O historiador Paulo Jorge Fernandes apresenta-nos a biografia de Joaquim Mouzinho de Albuquerque, tendo como pano de fundo o problema da construção do imperialismo português na África Oriental. Afastando-se das lendas e mitos que em torno desta figura foram construídos ao longo dos tempos, somos levados a conhecer a vida deste aventureiro nacionalista, homem de coragem, incorrupto numa sociedade minada pelos escândalos, amargurado com o mundo que o rodeava, ambicionando cargos que nunca lhe foram atribuídos.

Nos últimos anos da sua vida foi preceptor e aio de D. Luís Filipe, herdeiro da coroa. Cargo que detestou cumprir. No entanto, no convívio com a família real, terá nascido uma paixão impossível de concretizar pela rainha D. Amélia. Terá sido para salvar a honra de ambos que no dia 8 de Janeiro de 1902 se suicidou com dois tiros?

Questionado sobre qual seria o seu ideal de vida terá respondido: «Morrer a tempo.» O seu desejo cumpriu-se já que a sua morte prematura aos 46 anos o impediu de assistir à derrocada da Monarquia e à violência da República.

Paulo Jorge Fernandes é doutorado em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2007). Colaborou em diferentes projectos de investigação no Instituto de Sociologia Histórica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE-IUL e no Instituto de Investigação Pluridisciplinar da Universidade Autónoma de Lisboa. É investigador colaborador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Actualmente é bolseiro de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde desenvolve um estudo sobre o Parlamento na crise do liberalismo português (1890-1926).

Paulo é casado com Sílvia, que é amante de Carlos, que é marido de Marta, que tem um caso com Ricardo, que vive com Henrique, que está a sair com Paulo. Confuso? As grandes histórias de amor são assim: complicadas.

O autor Rui Vilhena, guionista das novelas mais vistas da televisão portuguesa, traz-nos uma comédia romântica apaixonante que nos leva aos meandros do misterioso mundo das relações e dos afectos, onde o tempo pode ser o maior inimigo do amor, mas, por ironia, é também capaz de despertar uma paixão adormecida.

Porque nada é o que aparenta, porque nada pode ser tomado como certo, porque no que toca aos sentimentos as surpresas estão em cada esquina, prepare-se para um romance surpreendente e divertido.

Uma coisa é certa, quando estes três casais amigos se sentaram à mesa do pequeno-almoço, estavam longe de imaginar que aquele não teria um final doce. E que, na ementa, entre doce de laranja e croissants, não faltava uma tentadora mousse de chocolate.

Rui Vilhena estudou na University of California (UCLA) em Los Angeles, onde fez algumas cadeiras do Programa de Escritores (1991-1993) e no El Camino College, também em Los Angeles (1993-1994), onde frequentou o curso de Film and Television Production. É na área da ficção para televisão, que o seu nome se tem destacado. Desde 2005 assinou as novelas Ninguém como Tu (2005, TVI), Tempo de Viver (2006/2007, TVI) e Olhos nos Olhos (2008/2009, TVI). Ainda na área da ficção televisiva, foi o responsável pela série 37 e pela adaptação do romance Equador de Miguel Sousa Tavares para a TVI.

Há alturas em que se sente insatisfeita/o porque o seu tempo não estica? Sente que anda a correr de um lado para o outro entre casa, família, trabalho e que no final do dia não conseguiu cumprir os seus objectivos? Entra cedo no trabalho e, quando dá por si, já é hora de almoço e não fez nada. Até tenta planear o seu dia-a-dia e estabelecer prioridades, mas depois responde a um e-mail, recebe um telefonema, é chamada/o para uma reunião...

O seu tempo vale ouro, logo é tempo de aprender a gerir a sua vida da melhor forma. Como? Não existem soluções milagrosas, mas Alberto Pena, especialista nesta área, garante que é possível alcançar uma vida mais produtiva.

- Aprenda a gerir o seu e-mail;

- Faça pausas frequentes durante o horário de trabalho, mas descansar não significa ligar-se a uma rede social ou enviar um e-mail a um amigo, é afastar-se da secretária o mais possível;

- Aprenda a desligar-se do trabalho quando sai do escritório. Uma pessoa com uma mente descansada enfrenta melhor um problema;

- Reduza os compromissos desnecessários que só o afastam dos seus verdadeiros objectivos;

- Faça com que o dia de hoje conte e seja único. Esta é uma boa forma de se sentir motivado todos os dias.

Este livro é uma ferramenta útil para que, de forma sistemática e lógica, alcance estes objectivos. Alberto Pena propõe-lhe exercícios práticos, resume um conjunto de conselhos da sua própria vida pessoal e profissional e convida-o a dar passos pequenos para alcançar grandes metas. O segredo está em mudar a sua mentalidade, os seus comportamentos e hábitos de vida de forma a despertar a motivação adormecida.

Alberto Pena estudou Ciências Empresariais tendo-se interessado desde cedo por projectos pioneiros em informação digital entre os quais Las Noticias en la ReD e LaBrujula-iBrujula. Trabalhou na divisão de comunicações da Telecinco, criou a Kunno Systems e foi director de Marketing da Movilisto em Espanha e director global de Marketing da iTouch-Movilisto para todo o Mundo, o que o levou a morar em Londres, Sidney e na Cidade do Cabo.

Em 2004 criou ThinkWasabi, um blogue de referência sobre a utilização da tecnologia e da Internet no âmbito da gestão pessoal e da organização. Lecciona cursos e seminários e centralizou a sua carreira na assessoria exclusiva a empresas particulares no âmbito da produtividade.



Sem comentários:

Enviar um comentário