domingo, 28 de abril de 2013

101 Lugares para ter Medo em Portugal (Vanessa Fidalgo)

De casas assombradas e lugares de estranhos cultos, a lendas de mouras encantadas e cenários de crimes horríveis, são de temas diversos as histórias destes 101 Lugares para ter Medo em Portugal. Histórias com origem perdida na noite dos tempos, ou relativamente recentes, todos estes casos têm algo em comum: por causas humanas ou sobrenaturais, inspiraram medo e fascínio a quem os ouviu contar. E, em muitos casos, continuam a fazê-lo.
Associadas a diferentes épocas e a diferentes causas, há, entre estas histórias, algumas mais completas que outras. Todas são apresentadas de forma relativamente sucinta, mas, de acordo com a informação existente para cada um dos lugares (e respectivos casos), acontece que, para algumas das histórias, ficam tantas questões como respostas. Isto não as torna fascinantes, deixando antes a curiosidade em saber mais.
Além desta apresentação bastante sintética, que apresenta o essencial sem que o relato se torne demasiado extenso, também a forma como o livro é organizado contribui para tornar a leitura cativante. Separados por temas, é possível estabelecer paralelismos e reconhecer diferenças entre as diferentes histórias, sobressaindo, por exemplo, o curioso pormenor de haver histórias similares, mas com um ou outro detalhe que as diferencia, em diferentes lugares. Sinal, talvez, da universalidade dos medos. Além disso, ao narrar mistérios lendários e sobrenaturais, realça-se também o impacto dos que não o são, sendo o capítulo dedicado aos crimes particularmente perturbador.
E se os elementos de mistério bastam para tornar a leitura interessante, importa ainda considerar as questões que surgem deste conjunto de histórias. Sobre a natureza do medo, a força da crença e, nos casos menos sobrenaturais, sobre o que poderia ter sido feito de diferente. Questões que ficam na memória, tanto como as particularidades mais bizarras de cada história.
Tudo isto contribui para fazer deste livro uma leitura cativante e interessante, tanto do ponto de vista das histórias que apresenta, como dos locais em que decorrem e da ideia geral de um imaginário global associado ao medo e à crença. Histórias arrepiantes, bizarras e peculiares, que, com os seus ambientes misteriosos e as inevitáveis questões que evocam, fazem deste livro uma leitura fascinante para os interessados pelo tema. Muito bom, portanto. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário