domingo, 21 de abril de 2013

Três Rios Abraçam o Coração (Manuela Morais)

Breve, mas num registo bastante poético e um pouco pessoal, Três Rios Abraçam o Coração apresenta um conjunto de evocações a três personalidade culturais. Não são propriamente textos biográficos, apesar de um deles referir consideráveis elementos da biografia do escritor, mas antes perspectivas pessoais sobre a obra dessas personalidades - e, em certa medida, as suas histórias. São textos relativamente sucintos, e com bastantes diferenças entre si (o último é, aliás, uma entrevista), mas que têm em comum essa visão bastante pessoal, mas muito clara, das personalidades e das suas respectivas obras.
É precisamente este registo pessoal o mais interessante deste pequeno livro. É possível ver a admiração da autora por aqueles de quem fala e o tom algo poético, algo introspectivo, que se insinua por entre os factos e as reflexões, torna os textos cativantes e interessantes. Mais uma vez, não são propriamente textos completos, do ponto de vista de uma procura de conhecimento sobre as figuras referidas, mas antes evocações. E, nesse sentido, são textos cativantes, quer pela expressividade da escrita, quer por um toque de emoção que transparece das palavras.
Curto e composto por textos relativamente sucintos, este é, portanto, um livro bastante simples. Mas, e sempre tendo em conta que os textos não são biografias, mas evocações, a impressão que fica deste livro é a de uma expressão de admiração, num registo bastante poético e com um toque de emoção que o torna cativante. Uma leitura interessante, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário