sábado, 13 de abril de 2013

Aforismos e Afins (Fernando Pessoa)

Breves fragmentos e frases curtas, mas nunca simples, representam, neste livro, o pensamento de Pessoa na sua forma mais sintética. Atribuídas a Pessoa ortónimo ou a algum dos seus vários heterónimos, cada frase contém complexidades insuspeitas, ainda que resumidas em muito poucas palavras. Este é, pois, um livro de pequenas frases, mas de grandes questões. E é precisamente isso que o torna tão interessante.
Muitos dos aforismos deste livro ocupam apenas uma ou duas linhas. Ainda assim, são perfeitamente claras as ideias do poeta, as mesmas que transparecem na sua poesia. Além disso, alguns deles são atribuídos aos heterónimos, o que realça um outro aspecto interessante deste livro. É que mesmo em poucas palavras é possível reconhecer as diferenças, o que define cada heterónimo como uma personalidade distinta com formas diferentes de encarar a vida.
Estas particularidades bastariam para tornar interessante este pequeno livro. Mas há ainda os temas em si. Questões de pensamento, do valor da crença e da racionalidade, da honestidade, das formas de crer e de amar - e de viver em suma - são apenas alguns dos pontos abordados neste livro. Todos eles de forma muito sucinta, mas sempre focada no essencial, considerando os aspectos mais pertinentes e reflectindo, em ideias por vezes improváveis, mas que fazem, afinal, todo o sentido, o lado mais genial do pensamento de Pessoa.
Este é, por isso, um livro que, apesar da sua brevidade, contém no seu interior um mundo de ideias e questões importantes. Ideias que, exploradas de forma muito breve, mas com uma precisão impressionante, acabam por se insinuar na memória do leitor, não só pela relevância dos assuntos, mas principalmente pela mestria com que são abordados. Vale a pena ler este livro, portanto. Vale muito a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário