sexta-feira, 5 de abril de 2013

Novidade Esfera dos Livros


«Posso assegurar – porque é essa a minha experiência pessoal bem forte – que um leitor atento não voltará a olhar da mesma forma para a lista de um restaurante, em Portugal ou em outros lugares do mundo, após ter lido este livro. Passará a ter, com toda a certeza, uma curiosidade acrescida para ir à procura de novas experiências que coloquem a expressão de um sabor nas várias tipologias gastronómicas aqui destacadas, seja como mero apreciador dos prazeres da mesa, seja como artista, profissional ou amador, das artes culinárias.» Francisco Seixas da Costa, in «Prefácio»

Um pudim de ovos com toucinho é a mais conhecida, e única, obra de um pároco de uma aldeia minhota, escrita e cozinhada de cor há mais de 100 anos pelo palato de milhares. São 15 gemas de ovo, uma calda de açúcar com 50 gramas de toucinho fresco e vinho do Porto, uma forma forrada com caramelo, uma hora ao lume em banho-maria – paciência e gulodice – e já está! O seu criador foi Manuel Joaquim Machado Rebelo, mais conhecido como Abade de Priscos. Um homem de alguns mistérios, um deles, o desaparecimento do livro de receitas que pensava publicar no final dos seus dias…O livro que tem entre mãos não é um livro de História, nem tão pouco um livro de receitas, mas sim um livro onde o crítico gastronómico Fortunato da Câmara nos conta, depois de uma exaustiva e original pesquisa, histórias desconhecidas e curiosidades apetitosas de algumas iguarias, pratos, ingredientes que estamos habituados a degustar, com prazer no dia-a-dia, sem questionar o porquê da sua designação, a sua origem geográfica ou as figuras a eles ligados. Sabia que a lasanha, a «mãe» das paste alla italiana, nasceu numa cozinha grega? Que os famosos scones do elegante chá das cinco parecem ter tido uma origem rudimentar por terras da Escócia? A famosa sobremesa Tiramisu quer dizer literalmente «anima-te» e a sua paternidade é disputada em Itália? Que as tirinhas de bife com natas, a que chamamos Strogonof, são um prato que tem origem numa das mais importantes famílias aristocratas da Rússia, de apelido Stroganov? Um livro sobre receitas, que não contém nenhuma… Porque há pedaços da História que se podem saborear sem dar uma única dentada!
                                                                                         
Fortunato da Câmara nasceu em 1977 na cidade de Lisboa. Frequentou o curso de Produção Alimentar em Restauração da Escola Superior de Hotelaria do Estoril. Com o aparecimento do Semanário SOL em 2006, iniciou-se na escrita de gastronomia colaborando no guia Essencial como crítico de restaurantes e cronista de história da alimentação. Foi responsável pelas rubricas «Acabado de chegar», «Baú de sabores» e «Encontro de Tradições», tendo assinado igualmente trabalhos na área de gastronomia para a revista Tabu. Entre 2009 e 2011 assinou a rubrica «Na rota das iguarias», crónica semanal sobre história da alimentação na rádio SIM, do grupo Renascença. O seu primeiro livro, Alimentos ao sabor da história – receitas e curiosidades (Colares Editora), foi distinguido nos Gourmand World Cookbooks Awards como o melhor de Portugal em 2011 na categoria «Culinary History». Em 2012 concluiu em França o «Diplome Universitaire du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table» organizado pelo Institut des Hautes Études du Goût em parceria com a Universidade de Reims. Actualmente é colaborador na área de gastronomia da revista Fugas do jornal Público.

Sem comentários:

Enviar um comentário