quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vertigem de Paixão (Elizabeth Hoyt)

Jasper Renshaw, visconde Vale, acaba de ser abandonado pela noiva pela segunda vez, quando Melisande Fleming lhe faz uma proposta de casamento. Há anos que Melisande o observa, de longe, sem que ele alguma vez lhe tenha dirigido um olhar. Nem sequer se lembra do nome dela. Mas Melisande tem sentimentos fortes por ele e, ainda que saiba que nunca pode permitir revelar o seu amor, sob pena de voltar a sofrer, Melisande quer uma vida de casada e filhos. Precisamente o mesmo que Jasper procura. Mas o visconde Vale tem sombras pesadas no seu passado e um assunto inacabado: precisa de descobrir quem foi o traidor na origem do massacre de Spinner's Falls. A relação entre ambos - cada um com o seu segredo e as suas marcas do passado - pode revelar-se constrangedora. Ou talvez venha a ser uma surpresa...
Centrado, em grande parte, no romance entre os protagonistas e com todos os mal-entendidos e situações potencialmente constrangedoras que seriam de esperar, este não será, à partida, um livro particularmente surpreendente. Não é difícil adivinhar como terminarão as coisas para o casal e até quanto à questão da identidade do traidor - assunto que não é encerrado neste livro - há algumas pistas bastante fáceis de seguir. Ainda assim, esta relativa previsibilidade não retira envolvência ao enredo. E por várias razões.
A primeira, e talvez a mais importante das forças deste livro, é a construção de um conjunto de personagens carismáticas e interessantes. Com os dois protagonistas com passados algo atormentados, surge, desde logo, algo de empatia. E, à medida que as suas histórias são reveladas, até os seus comportamentos mais estranhos são justificados. Além disso, as suas personalidades parecem completar-se, com o orgulho de Melisande a encontrar a resposta perfeita no instinto protector de Jasper, e com as suas convicções mais vincadas a servir de base a bons momentos, quer de humor, quer de emoção. Além disso, apesar de tudo começar como um casamento de conveniência, a relação dos protagonistas, a nível de afectos, cresce de forma gradual, o que torna mais fácil acreditar nas suas circunstâncias, mesmo nos momentos mais improváveis.
Mas, se o romance é o centro desta história, não é o único elemento. Também a questão de Spinner's Falls tem uma presença importante no enredo e se há aspectos em que fica a sensação de que mais haveria a dizer, o que é revelado é, ainda assim, muito interessante. As recordações de Jasper do que sucedeu depois do massacre são, talvez, um dos momentos mais intensos da história e a sua busca está também na origem de alguns momentos particularmente marcantes, seja no aspecto emocional, seja em termos de acção (sobressaindo, naturalmente, neste aspecto, a fase final do livro).
E, a tudo isto, juntam-se pequenas coisas, desde o ocasional momento divertido protagonizado por Jasper, com a sua atitude aparentemente alegre, à discreta, mas curiosa, história entre os criados particulares de Melisande e Jasper. Todos os pequenos momentos contribuem para tornar a história cativante, desde uma simples situação caricata ao pequeno, mas delicioso, detalhe do conto de fadas que, em pequenos fragmentos, abre cada capítulo da história. 
O resultado de tudo isto é uma história que pode não ser surpreendente, mas que é, sem dúvida, cativante e interessante. Um romance entre personalidades que divergem em muito, mas que por isso mesmo se completam, e que, com um toque de mistério e um sentido de humor muito agradável, proporciona bons momentos de leitura. Vale a pena ler este Vertigem de Paixão.

1 comentário:

  1. Achei a história interessante. Vou ver se encontro na biblioteca. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar