sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fotobiografias do Século XX - Fernando Pessoa (Richard Zenith)

Poeta de múltiplas identidades e personalidades, Fernando Pessoa é uma figura cuja vida (ou vidas) é difícil de distanciar da sua obra, já que, se é verdade a obra vale por si mesma, também é certo que há traços da vida e das vontades de Pessoa em cada um dos seus projectos, acabados ou não. Até porque tanto a vida como a criação são fascinantes, como bem demonstra esta fotobiografia.
O primeiro aspecto a chamar a atenção neste livro é o aspecto. Numa edição cuidada, com um aspecto visual apelativo, as imagens e o texto conjugam-se num equilíbrio adequado, deixando que as imagens completem os factos narrados pelo texto, o que os torna mais claros na mente do leitor. Basta folhear algumas páginas para despertar curiosidade para a leitura e, apesar da letra pequena, o aspecto da edição é, no geral, bastante agradável, prometendo o melhor para o conteúdo.
E o conteúdo não desilude. Numa escrita acessível, mas fluída e rica em detalhes, o autor constrói os traços essenciais da vida (ou, mais uma vez, vidas) do poeta, tendo em conta quer os seus traços de personalidade conhecidos e modos de agir, quer o contexto da época e a forma como este influencia os projectos e pontos de vista de Pessoa. É muito mais que uma simples síntese biográfica. Além de uma exposição bastante completa dos principais acontecimentos, também uma análise de ideias e motivações é apresentada, bem como, ainda, aspectos da sua interacção com outras figuras do seu tempo, ligações mais ou menos emocionais. E a literatura, sempre a literatura, vista na forma como influencia a forma do seu criador.
Ainda um outro aspecto interessante é que esta biografia não se conclui com a análise dos últimos dias de Pessoa, mas apresenta também o percurso da obra após a sua morte. Estes elementos finais, que reforçam a ideia - presente ao longo de todo o livro - de um poeta a escrever para uma posteridade mais ou menos distante, tornam o livro ainda um pouco mais completo, já que, além de biografia do poeta, reflectem um pouco sobre o que tornou intemporal a sua obra.
Interessante e completo, mas escrito de forma acessível e claro na exposição dos factos, este é, portanto, um livro que satisfará tanto os conhecedores da obra de Pessoa como os simples curiosos em saber algo mais sobre o poeta. Agradável de ler, numa edição bonita e rica em conhecimentos interessantes, vale muito a pena ler esta fotobiografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário