terça-feira, 9 de abril de 2013

Heróis de Quatro Patas (John McShane)

Nem todos os heróis são humanos. Por vezes, a intervenção de um animal de estimação na hora certa e no lugar certo pode ser a diferença entre a vida e a morte. Exemplo disso são as muitas histórias contadas neste livro. Histórias de cães que reconheceram as doenças dos donos, que foram feridos (ou pior) para os salvar de uma situação de risco ou que empenharam toda a sua coragem em salvar vidas. Histórias de guerras, de resgates, de situações perigosas... e, em todas elas, de afecto incondicional.
Tendo em conta o tema deste livro, não é, seguramente, preciso dizer o que tem de mais cativante. São as histórias, claro. Há algo de fascinante nos actos dos muitos cães apresentados neste livro e, se cada caso é, por si só, maravilhoso, mais fascinante se torna a perspectiva global. De tantos exemplos apresentados, é possível ver intervenções heróicas nos mais diferentes meios e circunstâncias, realçando a muitas vezes dita expressão que diz que o cão é o melhor amigo do homem. E, de todas estas histórias, sobressai não só o heroísmo como a incondicionalidade do amor. É isso que comove em tantos destes episódios e isto basta para fazer deste livro uma boa leitura.
Há, ainda, um outro aspecto relevante que importa referir. Os protagonistas destas histórias são cães de todas as raças e tamanhos, e isto inclui as raças consideradas como potencialmente perigosas. Nota-se, aliás, um cuidado em realçar, nas histórias que dizem respeito a estas raças, essa faceta afectuosa e positiva, que se reflecte nas suas acções, por oposição à tendência para ver apenas os perigos. Não há, portanto, preconceitos, sejam eles relativamente a raças ou a dimensões. E isto reforça a universalidade do tantas vezes demonstrado afecto dos animais presentes nestas histórias.
Fica, contudo, a curiosidade em saber mais. Todos os casos são apresentados de forma muito sucinta, o que, por um lado, deixa espaço para muitas mais histórias, mas que faz com que, muitas vezes, fique a vontade de ler mais sobre cada caso. Ainda assim, toda a informação essencial é apresentada e o que é dito basta para transmitir o impacto das acções e dos momentos importantes na história de cada protagonista.
Feito de muitas histórias curtas, mas marcantes, este é, pois, um livro que cativa essencialmente pela dedicação dos seus protagonistas, mesmo nas circunstâncias mais perigosas. Uma leitura simples, mas muito marcante, e que realça o facto de nem só aos homens pertencer o afecto e a lealdade. Vale a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário