sexta-feira, 26 de abril de 2013

História da Inquisição Portuguesa (Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva)

Da fundação à extinção e através da História, o tribunal do Santo Ofício foi um elemento de poder e uma sombra considerável durante os séculos da sua existência. Neste livro, os autores consideram os casos mais relevantes, os modos de actuação e os rituais do castigo, bem como as relações com a Coroa e a alteração de métodos e influência através do tempo, para apresentar uma história completa e esclarecedora do funcionamento da Inquisição no contexto da sua época. Uma história que, sem perder de vista as questões mais chocantes, vai além dos casos e das vítimas, para estudar todas as questões e circunstâncias, quer digam respeito a ideias e inimigos, quer às alterações de interesses e à sua manipulação a favor da Coroa ou do próprio Santo Ofício.
Extenso e muitíssimo detalhado, este é um livro que nunca será de leitura rápida. Os pormenores são inúmeros, tal como os nomes e datas importantes que são referidos ao longo do texto. Assim, são necessários tempo e atenção para assimilar todos os pequenos detalhes que contribuem para que o retrato global seja tão completo. Há muitíssimo a descobrir neste livro, quer a nível dos procedimentos, quer do próprio contexto da actuação da Inquisição e, para cada questão essencial, há um vasto conjunto de ramificações relevantes, cada uma delas associada a um novo conjunto de informação. É inevitável, por isso, que a visão global reflicta todas estas complexidades, e é exactamente isso que torna a leitura mais exigente.
Mas, se os muitos detalhes implicam uma necessidade de tempo e atenção, a forma como o livro é organizado, por fases temporais e, dentro destas, pelas questões mais relevantes, facilita bastante a assimilação do contexto global. A informação está bem organizada e é exposta com clareza, numa linguagem que, inevitavelmente, reflecte as complexidades do tema, mas que nunca se torna demasiado densa. Não é difícil, por isso, apesar da atenção necessária aos inevitáveis pormenores, acompanhar as linhas gerais dos acontecimentos, o que acaba por captar o interesse do leitor para os pequenos pormenores.
O que sobressai, portanto, deste livro resume-se, portanto, em dois aspectos essenciais: a capacidade de expôr um contexto em todas as complexidades, mas sem que a leitura se torne demasiado densa, e o equilíbrio entre os pormenores e o cenário global. Desta forma, é possível reter um retrato bastante completo das acções e influências da Inquisição através do tempo, reconhecer os detalhes de casos específicos e ficar com uma ideia clara quer dos pormenores, quer do contexto geral da época.
Não será, nunca, uma leitura leve. Nunca o poderia ser, com tantos pormenores a descobrir. Mas é, ainda assim, um trabalho completo e esclarecedor, bem organizado e muito interessante de acompanhar. Muito interessante e muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário