sábado, 26 de março de 2022

A Família Monstro - Receita em Chamas (Bruno Matos e Raquel Carrilho)

Podem ser todos muito diferentes, mas se há algo que é inquestionável sobre os membros da família Monstro é que são muito unidos. Por isso, a descoberta, logo ao acordar, de que a Mamã Ogre desapareceu, lança os restantes membros num frenesim de ação. A cozinha está virada de pernas para o ar e o pior de tudo é que a receita secreta da famosa tarte de amêndoa também foi roubada! Resta-lhes, pois, seguir a pista de uma misteriosa pena deixada para trás e descobrir o que realmente se passa. Antes que as consequências sejam dramáticas...
Sendo este já o quarto volume da série, uma das primeiras coisas a sobressair é o equilíbrio entre novidade e familiaridade. As personagens continuam iguais a si mesmas, mas a entrada de novos elementos em cena acrescenta algo de novo às já bem conhecidas relações desta família. Além disso, embora seja certo que têm sempre uma aventura à espera, e que isso envolverá perigos, pensamento rápido e uma certa corrida contra o tempo na fase final (como sempre), as particularidades da história são sempre diferentes, seja por acrescentarem um monstro novo, um local diferente... ou ambas as opções, como é o caso deste volume.
Mantém-se também a já habitual simplicidade, mas não em demasia, o que significa que, embora pensado para os mais novos, proporciona uma boa leitura a leitores de todas as idades. E, claro, o equilíbrio entre ação, emoção, uma boa dose de humor e uma mensagem positiva. Além de que, neste caso, temos um monstro com um lado afável e um lado terrível - o que serve também para lembrar que a linha entre o bem e o mal nem sempre é assim tão nítida e irreversível.
E, claro, escusado será dizer que se mantém também o belo equilíbrio entre texto e ilustração, com a expressividade das personagens e a diversidade dos monstros a tornarem mais apelativa a aventura destas personagens. E um outro pormenor delicioso - as adaptações de certos elementos do mundo real, que reforçam a tal sensação de familiaridade.
Trata-se, em suma, de mais uma bela aventura numa série que corresponde sempre às expetativas. Simples, mas sempre envolvente, uma história capaz de cativar todos os leitores, seja pela aventura propriamente dita, pela nostalgia de tempos mais simples... ou mais uma vez, por ambas. Porque não?

Sem comentários:

Enviar um comentário