sexta-feira, 18 de março de 2022

Amor Atómico (Jennie Fields)

Rosalind Porter sempre teve uma mente brilhante, e esse potencial materializou-se na oportunidade de trabalhar num projeto de suma importância. Só que as consequências do Projeto Manhattan foram bem diferentes do que ela imaginava. O que supunha ser um trabalho para o bem transformou-se em arma de destruição, e os seus sentimentos de culpa, associados ao colapso da sua relação amorosa, deixaram-na em ruínas. Agora, passados cinco anos, Rosalind deixou a ciência para trás, mas Weaver acaba de reaparecer na sua vida, aparentemente com a intenção de recuperar o que perdeu. Só que traz consigo segredos perigosos, que põem a vida de Rosalind em perigo. E é esse mesmo mistério que faz com que o agente Charlie Szydlo, do FBI, entre também na sua vida, com intenções de a recrutar para uma missão perigosa, mas sem saber que está também ele a assumir um tipo diferente de perigo...
Parte da grande envolvência deste livro reside na forma como conjuga elementos vindos de mundos aparentemente incompatíveis para construir com eles uma história fluida e memorável. Tem rasgos de romance de espionagem, com a venda de segredos nucleares, as escutas, os agentes de sentinela e a sucessão de perigos e potenciais traições, mas tem também elementos de puro romantismo, rasgos de um humor cativante e, acima de tudo, histórias de superação e de autodescoberta muito poderosas. Charlie, Rosalind e Weaver são, cada um à sua maneira, personagens notáveis. São também bastante humanas, com as suas forças e vulnerabilidades, as suas realizações e fracassos e os fantasmas que persistem em assombrá-los. E é o facto de estas personagens serem tão completas que as torna também tão próximas - mesmo quando as suas ações são questionáveis.
Outro aspeto particularmente notável é que, embora tendo no seu cerne um certo núcleo de romantismo, a história está longe de se cingir à parte romântica. E também não se cinge à espionagem. Há traumas do passado, episódios da vida familiar, laços que se vão transformando e passos de crescimento pessoal. Há, em suma, muito a acontecer e em múltiplas facetas, sendo de destacar que, apesar de toda esta vastidão, a leitura nunca se torna difícil de seguir.
Finalmente, sobressai a voz da autora e a forma como entrelaça todos estes fios num enredo sempre cativante, repleto de momentos intensos e que culmina num final que, longe do expectável, se apresenta, ainda assim, como o mais adequado, tendo em conta o percurso das personagens. Além disso, deixa o suficiente à imaginação do leitor para ficar, tal como as personagens, entre a apreensão e a esperança, encerrando pontas soltas, mas deixando ainda um mar de possibilidades.
História de espiões e segredos, mas também de amor e de perda, trata-se, em suma, de um romance inesperado, cheio de intensidade, de emoção e, sobretudo, de superação. Maravilhosamente escrita e cheia de personagens memoráveis, uma belíssima história de amor... indivisível.

Sem comentários:

Enviar um comentário